31 January 2020

A História a repetir-se? (I)


3 comments:

Music lover said...

São critérios apertados e muito rigorosos. Quando foi a doença das vacas loucas morreu uma pessoa sem, no entanto, ter sido provada a ligação directa a esta doença. Mesmo assim, foi proibido o consumo de carne de vaca.
Pelos mesmos critérios destes guardas sanitários, o tabaco e o álcool (não quero que sejam proibidos, cada um come, bebe e fuma o que quiser que ninguém tem nada a ver com isso!), comprovadamente responsáveis por muitas doenças graves e consequentemente mortes, já tinham sido proibidos há décadas...
Isto tem alguma ligação com a histeria chanfrada dos telejornais na tv?

João Lisboa said...

Claro que tem. Mas não é o único nem o principal aspecto.

A diferença relativamente ao H1N1 é que aí, praticamente desde o início, ficou muito claro quem iria lucrar com a encenação (a história toda aqui: https://lishbuna.blogspot.com/search/label/H1N1). Desta vez, não é tão claro. Mas, em todo o resto, parece um decalque.

Daniel Ferreira said...

Caro Music lover:

Tenho de concordar com o João: esta história é um decalque do H1N1. Quanto ao que escreveu, é um calcar de outra coisa.

«Quando foi a doença das vacas loucas morreu uma pessoa sem, no entanto, ter sido provada a ligação directa a esta doença.»

A realidade é sempre mais complexa do que a ficção que acabou de apresentar. Precisa de se informar.

«Mesmo assim, foi proibido o consumo de carne de vaca.»

E foi muito bem proibido. Chama-se princípio da precaução. Claramente, não faz a mais pequena ideia do que é a doença de que está a falar.

«Pelos mesmos critérios destes guardas sanitários»

Chamam-se «epidemiologistas». A medicina deve-lhes mais do que a qualquer outra especialidade.

«o tabaco e o álcool [...], comprovadamente responsáveis por muitas doenças graves e consequentemente mortes, já tinham sido proibidos há décadas...»

Que comparação do caralho. Ora pare lá para pensar. Depois, pegue numa resma de papel A4 e escreva uma refutação completa do que afirmou. Talvez precise de mais papel.