11 June 2009

COM SORTE, COM SORTE, ISTO AINDA VAI FACILITAR A VIDA A MUITA GENTE QUE TEM DE PROGRAMAR AS ABERTURAS DOS NOTICIÁRIOS



"Setenta e quatro países, 141 casos mortais e 27.737 pessoas contaminadas ilustram o trajecto global da nova variante do vírus da gripe de origem suína, aviária e humana. Foi com base nestes números que os peritos reunidos em Genebra, no comité de emergência da OMS, recomendaram a declaração do estado de pandemia - a primeira desde 1968". (aqui)

Quer isto dizer que, lá para Outubro, quando se aproximar a regular "saison" das gripes de Inverno - as tais que, não em 74 países mas em todo o mundo, dão origem a 3 a 5 milhões de casos de doença grave e a 250 000 a 500 000 mortes - se vai decretar oficialmente o Apocalipse, chamar o bispo Macedo para exorcisar o demo e, já agora, estabelecer uma "joint venture" jeitosa entre a IURD (e, se ela deixar, mais as outras "IURDs" e "Vaticano SAs" do planeta - todas não serão demais e há mercado que sobra) e a indústria farmacêutica?

(2009)

5 comments:

Anonymous said...

"Setenta e quatro países"

É este o critério para uma pandemia...

É uma questão de classificação.

O resto são os media...

Anonymous said...

A não ser que isto tenha um crescimento exponencial e mate dois terços da população mundial, se não for assim terá o mesmo destino da fome em áfrica e da sida: desaparece da agenda mediática e torna-se algo normal...

Ana Cristina Leonardo said...

qd chegar a regular saison das gripes de inverno já terá passado a silly season e com ela todo este disparate...
entretanto, em portugal, continente e ilhas, parece que nem um caso para amostra embora a malta se esforce

Anonymous said...

Hipótese 1:
As 250.00 a 500.00 mortes todos os anos são um facto adquirido e esperado e contabilizado até provavelmente para o negócio das funerárias. As 141 foram inesperadas e alteraram as previsões.

Hipótese 2:
Os países de leste chatearam a Alemanha, Espanha e França com tanto porco produzido e a entrar no mercado a baixo preço.

Hipótese 3:
As duas em conjunto.

Contemos os dias até vir a gripe do cavalo.


sophia

Anonymous said...

Agora um pouco mais a sério...

pandemia não significa gravidade; é apenas um conceito/definição de epidemiologia que se refere à distribuição espacial da doença no mundo. Claro que aos media não interessa explicar isto pois a palavra isolada -PANDEMIA- é largamente assustadora e vende como tudo, em especial o tamiflu.
Ver: http://www.enfermeiros.pt/content/view/649/1/

sophia