Showing posts with label Ana Cristina Leonardo. Show all posts
Showing posts with label Ana Cristina Leonardo. Show all posts

25 June 2018


O russo apátrida Boris I de Andorra e Mano-Rei de Olhão, agente dos ingleses e oficial da Wehrmacht, preso e condenado aos gulags da Sibéria (a propósito, recordar Sofka Dolgorouky)

23 June 2018

É tão, tão, tão bom...


"Apesar da ‘nobre indiferença muçulmana pelo autoclismo, o esgoto, a árvore frondosa e a ânsia de ar das ruas novas’ de que falava Aquilino dando razão a Boris, e da falta de pergaminhos que já em 1758 era notada pelo prior Sebastião de Sousa, Olhão mantém um lastro de glória. Industriais, pescadores e vates contrabandistas continuam a partilhar o desrespeito pela lei e o culto do Senhor dos Aflitos, numa vila pródiga em dândis e espanholas, estrangeiros e aventureiros, sardinhas e anarquistas, operários e fedor. Tresanda, resume Raul Brandão. Não exagera o simbolista. Ao peixe que apodrece sob o calor africano junta-se a matéria fecal que escorre a céu aberto, húmus pestilento que Captain Zorra nunca conseguiu olvidar, memória primeva que nos conduz, um pouco abruptamente, é certo, a Marilyn Monroe, actriz que nunca veio a Olhão" (Ana Cristina Leonardo - O Centro do Mundo: Retrato Imaginário do Russo Apátrida Boris I de Andorra e Mano-Rei de Olhão, Agente dos Ingleses e Oficial da Wehrmacht, Preso e Condenado aos Gulags da Sibéria)

23 July 2016

Quando a ACL e eu pusemos termo ao diálogo na caixa de comentários deste post, faltava meia hora para nos ser oferecida nova matéria de reflexão (+ aqui)

09 October 2011

MEDITAÇÃO NA PADARIA



"(...) Aparentemente, estamos mais tolerantes e até a Arábia Saudita acaba de reconhecer o direito de voto às mulheres (desde, claro, que os respectivos maridos, pais ou irmãos assim o entendam...). Sublinho, porém, o aparentemente porque, muitas vezes (desconfio) é a pressão social e não a convicção pessoal que nos leva a contemporizar com certos valores aceites, sendo raros aqueles que, de facto, comungam da abertura de espírito da mulher 'que, aquando do julgamento de Oscar Wilde, disse que não se importava com o que faziam, desde que não o fizessem na rua e não assustassem os cavalos' (Brendan Behan, Nova Iorque).

A minha desconfiança confirma-se. A padaria da minha rua fica paredes meias com uma série de after hours. Abre agora ao domingo e serve uma multidão de noctívagos que, de óculos escuros, lá vai aviar carcaças por volta do meio-dia. No último domingo, enquanto pagava, comentei: 'Tem pouco movimento. Será da crise?'. A simpática padeira segredou-me, cúmplice e agradada: 'Não. É que dantes eram pretos. Agora são gays. Está muito mais calmo!'". (post integral aqui)

(2011)

25 September 2011

A "MEDITAÇÃO NA PASTELARIA" SOB ATAQUE



Algum dark side of the force resolveu sabotar o blog da Ana Cristina Leonardo: quando se pretende aceder à Meditação na Pastelaria, surge o aviso "Se visitar este Web site poderá danificar o computador!". Apela-se, com carácter de urgência, para a ajuda de quem, menos infoexcluído nestas matérias, possa contribuir para derrotar as hostes do Mal (informático, político, cultural ou extraterrestre) e fazer voltar a refulgir a luz clara do Bem.

(2011)

26 March 2008

ISTO É MESMO TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS...



... do mais primário, lobbying desavergonhado, hype em estado quimicamente puro. Pela mui simples razão de que ainda não li - à excepção do que a autora autocitou. Mas, vindo de quem vem, arrisca-se muito pouco se se disser que é, de certeza, assaz recomendável.

(2008)