ANTES E DEPOIS DA MPB
Caetano Veloso - Estrangeiro
João Gilberto - O Mito
Garanto que sabia. Juro que estava à espera. Não poderia prever a data precisa mas adivinhava que, mais tarde ou mais cedo, seria inevitável: Caetano Veloso haveria de ser capaz de conceber e concretizar um álbum capaz de pôr os cabelos em pé aos incondicionais da MPB. Foi agora mesmo. Já está feito e é brilhante. A estratégia foi exemplar. Depois de ter passado meia vida a demonstrar com sucessivos exemplos práticos como a MPB não tinha obrigatoriamente de estar condenada a uma trajectória de banalização progressiva, dinamitando-lhe sucessivamente os códigos de linguagem e a cristalização dos limites aceites, com Estrangeiro, de um só golpe, é a própria ideia de MPB que fica posta em causa. A colocação da carga de explosivos em pleno centro do teatro de operações tem responsáveis inesperados mas comprovadamente perigosos: Arto Lindsay e Peter Sherer do destacamento de guerrilha sonora nova-iorquino, Ambitious Lovers, assistidos de perto por Marc Ribot (co-piloto de viagens diversas de Tom Waits, Costello, Maria McKee e ex-co-artilheiro de Lindsay, nos Lounge Lizards), Bill Frisell (notório ao lado de John Zorn, entre uma multidão de outros exploradores de paragens longínquas) e Naná Vasconcelos. Os dois primeiros, para além de participarem como instrumentistas, também asseguram os cuidados de produção e a resultante é o disco mais surpreendente oriundo do Brasil nos anos oitenta. Não restavam demasiadas dúvidas sobre o facto de os textos e melodias de Caetano Veloso pertencerem já, por inteiro, ao património mais nobre da língua e da música de expressão portuguesa. Agora, fica também claro aquilo em que nem todos tinham ainda reparado: na cena ampliada da música do planeta, contam-se pelos dedos de uma mão os que se atrevem a tocar de perto "mano Caetano". O desfibramento da linguagem no plano dos poemas (alguém duvida que o são?) que sempre foi uma constante na obra de Caetano Veloso transpõe-se, aqui, de uma forma decidida, para o coração da própria música. Sob a superfície só aparentemente tranquila das melodias e do puzzle móvel de palavras, trabalha, subterraneamente, em Estrangeiro, uma tempestade eléctrica de descargas, acelerações e electrochoques sonoros que desmontam, pelo avesso, o corpo descarnado das canções. Como se a inquietude que assaltava os textos não se pudesse mais acomodar aos formatos tradicionais e tivesse contagiado a música com as angulosidades, assimetrias e dilacerações que, por dentro, a habitavam, desfigurando, do interior, a suave perfeição "tropical" habitualmente esperável.
Todo o disco pode ser decifrado a partir da pequena frase que, quase clandestinamente, se insere (entre parêntesis e em inglês) no final da faixa-título: "Some may like a soft Brazilian singer but I've given up all attempts at perfection". O que é apenas outra forma de dizer que, para salvar um corpo doente, por vezes se impõem modalidades severas de cirurgia radical. Estrangeiro não é mais nem menos do que isso: golpe profundo na placidez do aconchego autosatisfeito da MPB, separando, mais uma vez, as águas como, desde a época do Tropicalismo, Caetano se habituou a fazer. Nele se acha o ponto exacto de encontro dos percursos de Lindsay e Veloso, da troca e tradução simultânea de vocabulário que, de Norte para Sul e de Sul para Norte do continente americano, ambos aqui protagonizam, na margem mais produtiva da música de ambas as geografias. Sobre os textos, faltaria acrescentar que todos sem excepção reforçam a exigência que, há muito, a produção de Caetano impõe: compilação e edição autónoma como exemplo contemporâneo absoluto de tudo o que à língua portuguesa é permitido explorar, nos limites de um discurso poético inteiramente original, articulado, sem o menor atrito, com a autonomia e as exigências próprias do objecto musical. Completamente isoláveis sem perdas e estreitamente unidas com vantagem dobrada, palavras e música de Estrangeiro correm, simultaneamente, no mesmo sentido e em direcções diferentes, forçando até ao extremo as linhas de tensão que suportam a arriscada manobra global.
Ao lado, antes e depois do teatro de guerra onde se desenrolam estas fabulosas operações, pode encontrar-se a histórica reedição da obra gravada de João Gilberto entre 58 e 61, quando, através da "invenção" da bossa-nova, tinha início a longa caminhada que haveria de desembocar, trinta anos depois, na inversão radical da lógica de partida. O Mito é-o duplamente. Pelo lugar decisivo que este conjunto de temas e interpretações ocupou no período fundador da música moderna brasileira (de Chega de Saudade em diante) e pela ideia de inacessível perfeição clássica que passou a definir como modelo para sucessivas gerações de compositores e intérpretes, código de conduta a invocar tanto em tempo de paz como de insurreição estética: o estrito minimalismo emocional de voz sussurada e violão sobre fundo de veludo orquestral, a enganadora simplicidade melódica sobre areia movediça harmónica e a elíptica ironia "cool" que refrigerou e abriu para o futuro e para o exterior uma música redobradamente mestiça.
Há-de haver certamente, fora do círculo de devoradores fiéis da História da MPB, quem queira considerar esta recapitulação como mera curiosidade de arquivo, exclusivamente dirigida a incondicionais e fanáticos. A esses, seria de aconselhar uma educativa viagem de circumnavegação por La Varieté, dos Weekend, e The Prince Of Wales, de Alison Statton, passando pelos primeiros Everything But The Girl e adjacências do "british jazz revival", com convite incluído para a detecção das óbvias afinidades e prolongamentos extracontinentais a que João Gilberto deu origem. Se acontecer que o local de chegada seja Estrangeiro, significa apenas que, por entre o labirinto dos mapas, mais uma expedição de aventura e descoberta se concluiu com êxito.
(1989)
4 comments:
Talvez o melhor disco de Caetano (se não for este é o «Livro») e o primeiro álbum que comprei dele. Portanto, duplamente revelador. Só a partir daqui comecei a olhar para trás e, simultaneamente, a seguir em frente. E, passo a passo, vou-me convencendo mais que o Caetano é o maior escritor de canções (no duplo sentido de músico e poeta) de língua portuesa (e quanto ao resto, mais tarde falaremos). O óptimo texto do João é que não conhecia. Naquela altura, para mim, era apenas um «gajo» que escrevia umas coisas esquisitas sobre música...
portuesa? Acho que portuguesa soa melhor...
Notas avulsas (sem qualquer interesse, aliás) e 1 ou outro pedido
Texto que justifica ser postado – como complemento a este - é a recensão feita pelo João Lisboa ao disco de Chico Buarque desse mesmo ano. Depois de o lerem verão porquê.
No tempo da rádio, em 1989, Ricardo Saló abriu uma emissão do programa Janela Indiscreta (não juro que fosse esse o programa) com “It only has to happen once” do álbum Greed dos Ambitous Lovers seguido de “Jasper” do Caetano Veloso, último tema do lado 1 de Estrangeiro. Não esqueço. Gravei uma K7 com essas 2 canções seguidas de “Beatiful red dress” do álbum do mesmo ano da Laurie Andress e “All men are hells” de Seigen Ono (com John Zorn, Sussan Deihim, Jill Jaffe…) e não recordo que mais. Talvez o Ryuich Sakamoto de “Beauty”. A K7 levou o nome de Nova Iorque fora de horas. Não garanto que não o tenha plagiado em qualquer lado…
No final desse ano, quando JL e RS fizeram o balanço dos anos 80 num texto excelente, “O caminho da glória” (que post que dava…) referiam “Do cimo do Empire State vê-se tudo, e o futuro não é excepção” E falavam de Laurie, Lurie, Zorn, Arto, Branca etc.
“O óptimo texto do João é que não conhecia. Naquela altura, para mim, era apenas um «gajo» que escrevia umas coisas esquisitas sobre música...”
Comecei a ler as recensões de João Lisboa em finais de 1985. A partir do ano seguinte deixei de comprar os discos dos Genesis, Yes e outros assim (era um adolescente influenciado pelos vizinhos mais velhos, que querem?!) e comprei o 1º disco dos Violent Femmes, o Cover do Tom Verliane, Ocean rain dos Echo e Victorialand dos Cocteau Twins.
Uns meses depois… Throwing Muses. O disco que mais ouvi nesse ano. Bom post o texto em que os (as) juntava com as vozes búlgaras…
Manuel Carvalho
"Texto que justifica ser postado – como complemento a este - é a recensão feita pelo João Lisboa ao disco de Chico Buarque desse mesmo ano. Depois de o lerem verão porquê"
"No final desse ano, quando JL e RS fizeram o balanço dos anos 80 num texto excelente, “O caminho da glória” (que post que dava…)"
"Uns meses depois… Throwing Muses. O disco que mais ouvi nesse ano. Bom post o texto em que os (as) juntava com as vozes búlgaras…"
Só me dás é trabalho... lá tenho eu de ir à despensa revolver a papelada (se estiverem lá)...
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