16 March 2008

SINFONIAS QUÂNTICAS



Opiate - While You Were Sleeping

Thomas Knak, um terço dos dinamarqueses Future 3 (os outros dois terços são Jasper Skaaning e Anders Remmer, identificáveis também em Acustic, Altra e Dub Tractor), é Opiate. E While You Were Sleeping, como também, noutro plano, o recente Chiff-Chaffs & Willow-Warblers de Minotaur Shock, é uma delicada e minuciosa orquestra electrónica de câmara de um único executante dedicada à confecção de hologramas em miniatura que reproduzem sonoramente o movimento browniano das partículas, uma poética ultramicroscópica do infinitamente pequeno transposta para o contexto musical:



altura, timbre, volume e duração como unidades fractais mínimas, filigranas de "mobiles" calderianos suspensos sobre o universo electro-acústico, imobilizações e repetições de um único compasso num eco em espiral sobre si mesmo, o cruzamento de reflexos e refracções de luz convertidos em vibração audível, o processo de replicação viral observado em caldo de cultura digital. Colaborador de Björk em Vespertine (de que aqui é recuperada a matriz quintessencial de "Undo"), Thomas Knak dá-nos a ouvir as rarefeitas sinfonias quânticas misteriosamente alojadas na matéria e, de súbito, somos todos monges zen e extáticos sufis. (2002)

3 comments:

Anonymous said...

Comprei o disco mais ou menos na altura em que saiu, mas confesso que o ouço poucas vezes. Para o escutar preciso de isolamento total e da disposição certa. Nessas alturas, sim, gosto bastante. Existe mais alguma coisa dele? E, já agora (já que faz referência a ele no texto)mantém a opinião que tinha sobre o «vespertine» ou já o digere melhor? Pessoalmente só acho memoráveis «it's not up to you», «undo», «harm of will», «unison» e, vá lá, «hidden place». Muito melhor será, talvez, o DVD ao vivo.

João Lisboa said...

Continuo também a preferir a versão-DVD.

Anonymous said...

Obrigado. Quanto ao Thomas Knak, devo combater a preguiça e ir à procura? Tem toda a razão...