05 April 2020

VERSINHOS MAIS OU MENOS DECASSILÁBICOS;
 EM TEMPO DE PESTE 

Ísis (mencionada no texto)

Um filósofo alemão já dizia 
que os gregos inventaram a tragédia 
porque eram felizes, Seria a comédia 
a surgir, se tivessem azia. 
Se cada um quer ter o que não tem, 
o feliz tenta ser infeliz 
e o infeliz almeja ser feliz: 
ninguém nunca, mas nunca, está bem. 
Antes, gostávamos de estar em casa, 
e o vírus deu-nos isso de presente, 
mas como o estar em casa nos atrasa 
a vida, que ficou absurda, de repente! 
Merda para esta vida de paz, 
diria, se fosse escritor naturalista: 
porque, já agora, tanto me faz 
comer um bife ou simplesmente alpista. 
Preparo-me, com gozo, para ver, 
se tudo isto por fim terminar, 
quantas obras-primas vai haver 
nas gavetas por aí a engordar! 
P´ra já, feliz, só a minha gatinha, 
que, mal me vê, petisco adivinha. 
 Peço desculpa se meu pobre estro, 
nestes dias de peste muito turva, 
não dá para mais: eu, pobre maestro, 
faço o que posso – e dou uma curva! 

Eugénio Lisboa, Humílimo vate, dia sim, dia não

5 comments:

alexandra g. said...

Lembras-te, seguramente, daquela troca de comentários que fizemos aqui, há poucos dias, sobre as escolhas de última hora, na classe médica, seguramente sob extremo sofrimento profissional, e eles sabem que nisto a deontologia entra no cômputo.

Existe uma ética.

Congratulo-me com notícias que vão dando conta da sobrevivência de octogenários, nonagenários e, até, de um senhor que completou o seu 100º ano de vida no hospital, em recuperação. Ofereceram-lhe um bolo, isto é celebrar a vida, não é abandono, acredito que, para todos, naquela unidade hospitalar, estes csos serão de pura alegria, não daquela que toma pelos neurónios os carrascos.

O poema, bom, o poema, o bem que me fez, tamanha a lucidez :)

João Lisboa said...

E a Ísis?...

Maria said...

João,

A Ísis está feliz, a olhar para o Humílimo vate, dia sim, dia não, e com ar de quem está a adivinhar petisco...
Ah, e a Ísis é linda, linda, linda. :)

🌻

Ana Silva said...

De quem é?
Está publicado noutro sítio? Queria levar para outro lado e indicar.

João Lisboa said...

Está lá a assinatura em baixo.