28 March 2020

"(...) Como é que uma pandemia, com um vírus de uma família conhecida, altamente contagioso mas relativamente moderado nos seus efeitos, e com uma taxa de mortalidade baixa em geral, provoca este verdadeiro cataclismo social e económico, com o encerramento de quase todas as actividades produtivas, as cidades vazias, os transportes parados, milhões de pessoas confinadas em casa? A pergunta não serve para contrariar os esforços actuais para travar o contágio do vírus e a importância do distanciamento social (...). A pergunta não questiona a atitude dura das autoridades sanitárias e dos Estados para tratar o maior número de pessoas, aliviar as que sofrem e impedir um grande número de mortes nos grupos de risco. Acima de tudo, não questiona a salvaguarda do efeito de sobrecarga dos sistemas de saúde, talvez o mais perigoso efeito da disseminação da infecção. Mas tem sentido, até porque é legítimo colocar a questão de saber se não estamos a ter uma overdose de resposta, cujos efeitos perversos podem ser maiores, sem razão. (...)" (JPP)

8 comments:

Music lover said...

Não haverá mais pessoas com dúvidas? Todas estas medidas, drásticas, terão sido mesmo ponderadas ou tomadas por pânico, histeria colectiva?
Sabemos o número de mortes da gripe sazonal e os da Covid19.
Se as quarentenas forçadas têm contribuído para a contenção da Covid, o mesmo se pode dizer da gripe, sem distanciamento social teríamos ainda mais casos. E a gripe tem vacinas e tratamentos o que reduz ainda mais.
A comunicação social é o que é, quando foca num assunto é até à exaustão. E se nos Invernos passados tivesse sido dada a mesma atenção às mortes nos lares e hospitais, se mostrassem (e até mostraram, mas não com esta intensidade) as situações nos serviços de Medicina Interna, Cuidados Intensivos, as macas acumuladas nos corredores, e se contabilizassem diariamente o número de mortes?
Mas, como diz o Pacheco Pereira, deve ser feito tudo para salvar a vida das pessoas, sem dúvida.



João Lisboa said...

E, acima de tudo, não confundir estas dúvidas com atitudes Trump/Bolsonaro.

Music lover said...

Não estamos nessa liga!
Penso que sabemos muito, muito bem do que falamos quando expomos as nossas questões, sobre isso não tenho dúvidas.
Essa escumalha actua por outras razões, nós trocamos impressões e até podemos não concordar em tudo, mas não somos essa gente!
E ainda bem.

João Lisboa said...

Claro que não. Mas já tive de "desmaterializar" dois ou três comentários imbecis e insultuosos que investem por esse lado.

Já agora, não vale a pena insistirem: discussão de pontos de vista, tudo bem; esterco vai directo psra o lixo.

Táxi Pluvioso said...

Se calhar é por causa do gelado que a gripe é para sempre:

O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda noite quando deito é boa noite, querida

https://www.youtube.com/watch?v=kmD24BlgdUY

João Lisboa said...

:-)

Rui Gonçalves said...

A taxa de mortalidade pode ser superior à taxa relativamente baixa que o Pacheco Pereira refere... https://expresso.pt/sociedade/2020-03-29-Investigadores-alertam-coronavirus-pode-estar-a-provocar-mais-vitimas-mortais-do-que-as-registadas?fbclid=IwAR2caLBDysBvxgwwUxjlXPQaNlEG8C1YEgmOW2BO3OqmK9TR3-lZe6BuGtQ

João Lisboa said...

É, evidentemente, necessário continuar a reunir dados, estudá-los e analisá-los para se ter uma noção mais exacta da situação. Até para não dar margem de manobra aos "conspiradores".