10 May 2019

1917: A year in music  
(Sophia Deboick - VII)

The Peerless Quartet - "I Didn't Raise My Boy to be a Soldier"

5 comments:

alexandra g. said...

"I Didn't Raise My Boy to be a Soldier"

____________
(assola-me uma tristeza enorme)

____________
O meu pai foi um soldado até chegar a uma posição de chefia, não deixando por isso de ser um soldado, mas "soldado" (resistência, durante o Estado Novo, cabeça a prémio, etc.).

Filho, num meio rural, de entre um conjunto de 8 (o último morreu na barriga da mãe, que foi ter com aquele último bebé dois dias depois após um acidente horrível), foi sempre o mais rebelde, em silencioso; partiu cedo para a Marinha de Guerra, fez todos os cursos que pode fazer, aportando, ou na base naval, queria conhecimento. Contou-me a minha mãe que, por ser excelente a Matemática, era feitor de uma quinta aos 17 anos. Quando percebeu o bom que era e o quão rico poderia ficar, em pouco tempo, sabendo que poderia roubar sem que alguém o notasse, decidiu que jamais seria um ladrão. Fez-se à vida, a possível.

O quão orgulhosa pode uma filha ser de um pai deste calibre?

____________
(assola-me uma tristeza enorme, feita de orgulho, metamorfoseado numa alegria impossível d'escrever)

alexandra g. said...

(a minha avó paterna, que obviamente não 'conheci', mas soube dela, foi uma guerreira, doce, mas guerreira, tempo de colo para todos os filhos, com tanto por fazer, todos eles, e ela :)

alexandra g. said...

(papai deveria ter sido Engenheiro Mecânico, mas; de outra forma, mas com os mios, o meu mano mais novo, terminou asBelas Artes dizendo que deveria ter seguido Engenharia Mecânica... não falavam muito, ambos, mas observaram-se ambos a vida toda - e relembro, conheceram-se quando o meu mano Luís tinha 2 anos de idade, pois papai embarcou com mamãe grávida de sete meses e voltou taaaaaaaaaaaanto tempo depois: as cousas serão, eventualmente, mais simples do que possamos pensar: ele, papai, dizia que eu era a observadora, eu acho que é o meu maninho - manão, que é 'gande' :) - Luís: ou seremos os quatro, de tanto sofrimento de 'soldadura' guerreira repartida?....)

João Lisboa said...

I didn't raise myself to be a soldier.

alexandra g. said...

https://www.youtube.com/watch?v=QOZDKlpybZE

dedicado tanto ao meu pai quanto a ti :)**
e a mim, que pegarei numa arma se tal se revelar necessário.