Tiago, filho de Zebedeu e Salomé, foi um dos doze discípulos de Jesus que, após aquilo que no evangelho segundo Monty Python ficou conhecido como o momento-“Always Look On The Bright Side Of Life”, terá ido pregar para a Ibéria. Uma inopinada aparição da mãe do seu mestre (não sobre uma azinheira mas, neste primeiro ensaio, em cima de um pilar nas margens do Ebro) ser-lhe-ia, porém, funesta: convencido de que isso era um sinal para regressar à Judeia, acabaria decapitado em Jerusalém – de acordo com fontes menos devotas, devido ao seu temperamento explosivo – por ordem de Herodes Agripa. Inicialmente, por via aérea (nas asas de anjos), e, depois, fluvial (a bordo de um barco sem timoneiro), o corpo seria transportado até Iria Flavia (actual Padrón, terra dos deliciosos pimentos) e, a seguir, para Compostela, onde, em 1211, haveria de erguer-se uma catedral a ele dedicada.
Não é certo que Micah P. Hinson tenha travado conhecimento com o “filho do trovão” (venenosa alusão ao alegado mau feitio de Tiago) através da americaníssima seita Mórmon que assegura ter ele ressuscitado e que, em 1829, acompanhado por São Pedro e São João, reconheceria oficialmente Joseph Smith – inventor do mormonismo – enquanto legítimo e único representante do Grande Fantasma Cósmico na Terra. A verdade é que Micah, sempre muito dado a temas bíblicos e afins, no novo When I Shoot At You With Arrows, I Will Shoot To Destroy You – inspirado num desabafo do intratável Jeová em Ezequiel 5:16 –, recorre à escultura em granito de Mestre Mateo no Pórtico da Glória da catedral de Compostela para explicar porque se faz agora acompanhar pelos Musicians of the Apocalypse: “São Tiago, rodeado por 24 músicos – aparentemente encarcerados na pedra –, com os instrumentos nas mãos: uns afinam-nos, outros estão apenas sentados, à espera. Esperam, pacientemente, há mais de 800 anos que São Tiago erga as mãos e comece a dirigi-los. São os Músicos do Apocalipse. Trarão à Terra o Inferno e o Céu. Trarão o Apocalipse”. Mantendo-se Tiago, até hoje, imóvel, Micah decidiu rodear-se de 24 músicos que permanecerão anónimos e, numa sessão de 24 horas, gravou esta colecção de 7 canções desmoronadas, entre o miasma alucinadamente místico, a country sonâmbula e cavernosa e um rock encardido, palco para maldições ("My Blood Will Call Out To You From The Ground"), insultos ("Fuck Your Wisdom") e proclamações ("I Am Looking For The Truth, Not a Knife In The Back"). O Apocalipse é que tarda a chegar.
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