25 November 2017

"A oposição esclarecida (não a oposição obscurantista e retrógrada) ao processo de cibernetização fez parte do programa dos protagonistas da revista Tiqqun*. Das suas posições teórico-políticas decorria logicamente o apelo à sabotagem. A figura do "hacker" surge aí com um potencial revolucionário, aquele que sabe introduzir-se pelos lados fracos da engrenagem, que só ele conhece. O "hacker" espalha o pânico, a imprevisibilidade que a cibernética não pode calcular, pratica o acto insurrecional irrecuperável" (AG)

* ver também aqui 

5 comments:

alexandra g. said...

i love hackers. Não falo somente dos adolescentes, invariavelmente contratados pelos governos ou agências especializadas (uma redundância, olha! :), mas de gente conhecedora que consegue combater de formas quase inimagináveis.

(tenho um amigo, absolutamente 'inócuo' - faz programação, cria aplicações, os etc. do costume - que ganha a vida com as aptidões e conhecimentos na área, adquiridos, é fundamental dizê-lo, por conta própria, mas com a ajuda dos fóruns internacionais, lá onde peritos curiosos e sedentos trocam experiências ---------- foi este meu amigo a pessoa que lutou durante horas, sem sequer ter a saúde que lho permitisse fazer, no dia em que se percebeu que máquinas hackeavam "demasiada memória", eramesmo para a destruição completa: conseguiu, sempre com a ajuda internacional: se eu dissesse que nem quem nos governa consegue fazer isto, tu acreditarias? :)

________
p.s. - se quisesse, seria um hacker. Já tentou ensinar-me a fazer as cousas da net sem rastreamento possível, mas sucede que estou muito à vontade naquilo que escrevo, onde navego, etc. Alguém que me ponha um dedo no nariz levará, seguramente, com um pontapé bem dado. As minhas restrições reduzem-se às pessoas que quero que me leiam, nada mais.

(ainda hoje considero que ele deveria estar a dar aulas numa universidade...)

alexandra g. said...

e sim, na maior parte dos casos, são máquinas... (bem sei, muito haveria a dizer :)

João Lisboa said...

São os hackers e o assalto a bancos... :-)

alexandra g. said...

'bora, sweetahearta, along with so many others :)*

João Lisboa said...

https://www.youtube.com/watch?v=GDAuaStv2Kk