01 February 2017

 A Loja de Fátima


"Fátima é o nome de uma taberna de Lisboa onde às vezes... eu bebia aguardente. Um momento... Não é nada disso... fui levado pela emoção mais que pelo pensamento, e é com o pensamento que desejo escrever. Fátima é o nome de um lugar da província, não sei onde ao certo, perto de um outro lugar do qual tenho a mesma ignorância geográfica mas que se chama Cova de qualquer santa. Nesse lugar - em um ou no outro - ou perto de qualquer deles, ou de ambos, viram um dia umas crianças aparecer Nossa Senhora, o que é, como toda a gente sabe, um dos privilégios infinitos a que se não parte a corda.

(...) e assim como passou a haver 'liberdades' em vez de 'liberdade', assim também passou a haver crenças em vez de crença, fés em vez de fé, e vários outros plurais ainda mais singulares.

(...) Seja como for, o facto é que há em Portugal um lugar que pode concorrer e vantajosamente com Lourdes. Há curas maravilhosas, a preços muito em conta; há peregrinações que dispensam o combóio (criação do estúpido etc!).

(...) O negócio da religião a retalho, no que diz respeito à Loja de Fátima, tem tomado grande incremento, com manifesto extase místico da parte dos hoteis, estalagens e outro comércio desses jeitos - o que, aliás, está plenamente de acordo com o Evangelho, cuidando-se de bens materiais, 'Buscai-vos o Reino de Deus e todas essas coisas vos serão acrescentadas'" (Fernando Pessoa sobre The Great Fatima Swindle)

6 comments:

zeromilhoes said...

Pergunta: o João já foi alguma vez a Fátima? (Julgo que um devoto como o João com certeza que sim.)
No ano do centenáro, o mote para 2017: sem ânus.

João Lisboa said...

Nunca fui. Já planeei ir várias vezes mas nunca aconteceu. Quero dizer, ir á Tia Alice: http://lifecooler.com/artigo/comer/restaurante-tia-alice/330904 . É uma falha gravíssima.

zeromilhoes said...

Salvo erro estive lá em 2002, numa cerimónia de casamento. Foi uma experiência única (porque também aconteceu a um fim-de-semana). Passei por lá o ano passado por motivos estéticos: fiz um euromilhões à luz de Fátima. Não ganhei nada. Sem dúvida um lugar a visitar.

João Lisboa said...

"Passei por lá o ano passado por motivos estéticos"

???

zeromilhoes said...

???
Quando um gajo em trabalho faz a A1 mais de 20 vezes por ano tem pensamentos/conversas do tipo: um dia destes faço um desvio em Fátima e ponho um euromilhões, talvez a Nossa Senhora me ilumine os números.
Foi só isso que aconteceu: fui lá, preenchi um boletim, tirei uma fotografia e depois mandei-a aos meus colegas com o título "nem com ajuda divina".
OK?

João Lisboa said...

Ok.

:-))))