15 July 2015

DESIRE


Aparentemente, a Desire Street, em New Orleans, foi assim chamada num gesto de homenagem ortograficamente equivocado a Désirée Clary, noiva de Joseph Bonaparte, a quem o irmão mais novo, Napoleão, sugeriu, descontraidamente, a troca com a irmã, Marie Julie, ficando ele com Désirée. Joseph e Julie viriam a ser reis de Nápoles, da Sicília e de Espanha mas Désirée, afinal preterida por Napoleão a favor de Joséphine de Beauharnais, acabaria por, após diversos "affaires" cortesãos, tornar-se rainha da Suécia e da Noruega, através do casamento com Jean Bernadotte, aliás, Karl Johan, aliás, Karl XIV da Suécia & Karl III da Noruega – antes disso, por um breve instante, nomeado governador da Louisiana. Assunto convenientemente francófono e promíscuo para a origem do nome de uma rua da cidade baptizada em honra do duque de Orléans, mas mais popular sob a designação de “the Big Easy”. Tennessee Williams, tirando partido da óbvia ambiguidade, já a celebrizara em A Streetcar Named Desire e, agora, é a vez de Rickie Lee Jones, com The Other Side Of Desire, o fazer também. 



Mas, neste caso, tomando como pretexto o facto de, desde 2013, ter passado, realmente, a viver em New Orleans – já aí escrevera o belíssimo Pirates (1981), sumário da história de "love gone wrong" com Tom Waits – , no bairro de Bywater (do outro lado de Desire Street, entre a linha de caminho de ferro e uma curva do Mississippi), o local onde, todos os anos, tem início o desfile de uma das "krewes" do Mardi Gras. A nota de intenções é clara: “Desejo ouvir, mais do que ser ouvida. Este é o meu momento de cantar e cantar-vos-ei tudo o que ouvi. Eis os meus sentimentos desenhados pelas imagens e sons de comboios e rios, o modo como conversam uns com os outros, noite fora (...), a luz através da minha velha janela, a minha determinação, o meu desespero”. E isso traduz-se numa belíssima sequência de canções apimentada pelo “accidental French” de "J’ai Connais Pas" ou "Valtz de Mon Père", pelos amáveis temperos "cajun" e "swamp-pop" (com Fats Domino a espreitar à esquina), devaneios de câmara, quase "lieder" involuntários, honky tonk de terra nas unhas. Se calhar, só um guia inútil: “I’ve been here so long, that I don’t know anymore, I get lost just walking out the door”

1 comment:

Nuno Gonçalves said...

Eventualmente já a conhecerá, a nova "Arca Girl":

https://www.youtube.com/watch?v=m4-9mYrbXVI

Arrepiante...