19 July 2014

Ainda não li mas, pelo que se adivinha da recensão, fiquei, instantaneamente, fã da autora, estrela fulgurante daquele universo literário luso afim dos pavores ginecológico-marsupiais * de um v. h. mãe ou da angústia-Viagens Abreu de um Peixoto


"(...) Existe uma linha de continuidade temática e estilística, substantiva e formal, numa obra vulcânica, sulfurosa, que surge caracterizada por uma cadência torrencial de palavras, aluvião semântico de frases despojadas de sentido que obrigam o leitor a reencontrar-se, mesmo que a muito esforço e sem sucesso algum, com uma textura linguística impermeável à compreensão. (...)

Menos apreensíveis, porque remetendo para um âmbito mais íntimo ainda que exposto sem pudores nem tabus, se afiguram alusões de tipo confessional, tais como: «estou peganhenta» (pág. 12), «fumei três ganzas e bebi uma garrafa de vinho tinto» (pág. 38), «fui a um bar e comi coisas verdes» (pág. 39), o assaz enigmático «e tal e tal e o caralho» (pág. 15) ou o nauseabundo «dói-me o útero / e de repente tudo cheira mal,» (pág. 19), e ainda «o meu útero, desde então, gentilmente destruído» (pág. 67), a que se poderiam acrescentar, em momentos mais dinâmicos e alvoroçados, «aquele entra e sai ritmado, gramatical,» (pág. 19), o «tirando três dedos femininos de dentro dela» (pág. 41) ou, numa aproximação mais esclarecida e penetrante, «metendo o que pode no que vai dar a umas trompas laqueadas» (pág. 41) (...).

Enquanto houver um teclado e um portátil com bateria, teremos golfadas de angústia. (...) Jurista-constitucionalista, Isabel Moreira aprofunda em Apátrida temas presentes na sua já apreciável obra, produzindo um livro que se lê num fôlego sobretudo quando está fechado (...)". (aqui)

* "Marsupiais: Outras diferenças morfológicas, principalmente reprodutivas, entre elas a presença de duas vaginas na fêmea, e um pênis bifurcado nos machos, estão presentes".

5 comments:

Ana Cristina Leonardo said...

o que eu já me ri
:)

Anonymous said...

Puro realismo fantástico luso

João Lisboa said...

É muito bom, é. E ainda nem li a obra. Imagine-se quando o fizer.

margarete said...

minha nossa

João Lisboa said...

Mais uma fã?...