20 April 2013

TANTA PEDRA!


Café Poesia 2012 - Uma Noite de Poesia no Palácio de Belém

A Congregação das Irmãzinhas dos Pobres, fundada em 1839 por Santa Joana Jugan, tem como lema "Fazer felizes os velhinhos, é tudo!". E é para fazer os velhinhos felizes que possui várias "residências de velhinhos" onde os velhinhos são, de certeza, muito felizes. "Bonito!", como, em momento de arrebatamento místico-poético, diria a dona de casa do Palácio de Belém, cujas "noites de poesia" se não são ainda uma lenda, passarão, seguramente, a sê-lo após a publicação deste "lindíssimo!" (outra exclamação favorita) CD. Mas não um qualquer "lindíssimo!" CD: por cada exemplar de Café Poesia 2012 - Uma Noite de Poesia no Palácio de Belém adquirido pelos amantes do verbo lírico, 2 euros se derramarão sobre as casas de felizes velhinhos das Irmãzinhas dos Pobres cuja superior missão é fazer os velhinhos felizes.

Tem artistas (e intelectuais e gente assim) muito bons. A começar pela própria anfitriã que - poeticamente, claro - nos explica que "há arquipélagos de silêncio no navegar da vida" e informa que estando a celebrar-se o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Entre Gerações, "na plateia temos gerações que vão desde os 15 anos até quase, quase aos 90. Bonito!". É, afinal, o poder das "palavras apetrechadas de asas. Lindíssimo!". E, na sua inigualável prosa-poética que abre o CD ("Caminho para Petra"), as palavras esvoaçam como tentilhões, em transcendentes nacos de pura inspiração, capturados entre a aurea mediocritas da Aldeia da Coelha e a peregrinação, abençoadamente sem picante, pelo Monte das Bem-Aventuranças:

"Fazia muito calor e a luz vibrava como em Portugal. Melhor, como no Algarve da infância. Era um sonho tão antigo esta visita à Terra Santa. (...)
Terra estranha aquela! (...) Agreste, avara, onde estavam o leite e o mel?
Tanta pedra!
O marido comentou:
- Agora percebo porque é que na Bíblia aparecem tantas pedras"

É também reconfortante saber que a poetisa e "o marido" - com as suas parcas reformas e débeis economias - não terão que temer pelo Inverno das suas vidas: as Irmãzinhas saberão, sem dúvida, retribuir tão "bonito!" gesto e providenciarão um quartinho numa residência de velhinhos felizes. Quiçá, com jardinzinho. Mas, mesmo que isso não acontecesse, todos os presentes naquele sarau de santa e redentora poesia e música portar-se-iam à altura. Lídia Jorge não compareceu (enviou, porém, um cartãozinho a falar do "esplendor das palavras" - "Fantástico!") mas Lourdes Norberto, Nuno Júdice, Mísia, Francisco José Viegas, Inês Pedrosa, José Luis Peixoto, Joana Carneiro e tantos, tantos outros não faltaram. Só é de estranhar a ausência da nutricionista e benemérita, Isabel Jonet.

13 comments:

Ana Cristina Leonardo said...

de que falas homem que me interessa?
:)

Ana Cristina Leonardo said...

será disto?
http://www.presidencia.pt/mariacavacosilva/?idc=32&idi=71992

João Lisboa said...

Não é isso, Leopardo.

(está tudo no texto): é um CD - Café Poesia 2012: Uma Noite de Poesia no Palácio de Belém -, com essa gente toda e mais, a cara-metade do 1º reformado da pátria como anfitriã (e também poetisa e declamadora) e uma esmolazinha a reverter para os velhinhos. Felizes.


fallorca said...

Cum camando!

alexandra g. said...

Um destes dias mando uma encomenda de maranhos A/C João Lisboa e/ou Ana Cristina Leonardo lá para a morada do Expresso.

Vocês não digam que não merecem :)

João Lisboa said...

... oops!... maranhos, não... pleaaaaase!...

alexandra g. said...

cerejas, então?

João Lisboa said...

Deal.

:-)

Ana Cristina Leonardo said...

Também quero... cerejas.
:)

alexandra g. said...

ok, ok, cerejas will be :)


condição 1: ninguém se alevante contra os maranhos.

condição 2: aproveitando a deixa, aguardaremos sem motins até Junho, que é o momento delas.

informação 1: seguirão nas duas versões (brancas + vermelhas).

conclusão inicial: mnhm

João Lisboa said...

c1 - check

c2 - check

i1 - check

fallorca said...

Gosmas! Chupistas!

Anonymous said...

Sinto-me tão bem, não sei se é de ajudar os velhinhos se é da broca...
Marco