27 February 2011

É DESAGRADÁVEL MAS O FUTURO PODE
NÃO SER ASSIM TÃO RADIOSO

(ou "quanto mais me bates mais gosto de ti",
em versão islâmica)



"Pode até haver algumas mulheres que não concordem em apanhar do marido e vejam a punição como humilhação. Muitas mulheres, porém, gostam de apanhar e consideram adequado que o marido lhes bata apenas para fazê-las sofrer"

"A obediência e a cooperação da mulher são um direito do homem. À mulher é proibido revoltar-se contra a autoridade masculina"

"A circuncisão feminina não é obrigatória, mas os pais devem submeter as suas filhas a ela se quiserem. Pessoalmente, sou favorável a isso"
. (Yusuf Al Qaradawi, líder da Irmandade Muçulmana, e único orador da primeira manifestação no Cairo realizada após a queda de Mubarak - aqui)

... mas, reparem, a Santíssima Bíblia cristã não diz coisas muito diferentes.

(2011)

3 comments:

Xico said...

Tem razão. Mas a Bíblia pretende interpretar o mundo. Esquece-se que o Islão se rege pelo Alcorão não como uma explicação para o mundo mas como um código de Leis que é preciso obedecer. O cristão tem obrigação de seguir o Evangelho, onde Cristo se baixa ao nível da mulher rodeada de homens que a querem apedrejar. É só uma pequena diferença.

João Lisboa said...

"Mas a Bíblia pretende interpretar o mundo (...) o Islão se rege pelo Alcorão não como uma explicação para o mundo mas como um código de Leis que é preciso obedecer"

Sim, sim. Mas apenas porque a separação entre igreja/religião e Estado, à custa de muito sangue, ao fim de séculos, aconteceu no ocidente.

E a "interpretação do mundo" vista pelo ângulo da Bíblia, naturalmente, dá para todos os lados que se desejar. Aliás, como o Corão.

A solução, evidentemente, é ignorar ambos.

nélito relhálha said...

mas afinal, o que é que o consultório sentimental do correio da manhã tem que os livros sagrados não têm?