L.H.O.O.Q.
"A ampliação da casa conhecida por ter painéis de azulejos de Almada Negreiros, na Rua de Alcolena, em Lisboa, vai 'descaracterizar e destruir' aquele que é 'um dos mais belos e raros exemplos de diálogo inter-artes em Portugal no século XX'. Quem o diz é a historiadora de arte Barbara Aniello, que acusa a câmara de Lisboa de ter autorizado uma obra com consequências tão devastadoras 'como fazer bigodes à Gioconda'". (daqui)
Pelos vistos, certas historiadoras de arte baldaram-se às aulas sobre Marcel Duchamp e o Dadaísmo.
(2010)
4 comments:
Não sei se a notícia do "Público" a cita correctamente mas, como não se referiu a isso, deduzo que sim. Ora o que lá diz é que o projecto de ampliação da casa (que não me custa nada a admitir possa ser mais um daqueles atentados ao património construído que não são raros) seria "uma obra com consequências tão devastadoras como fazer bigodes à Gioconda".
Ora, "fazer bigodes à Gioconda" (evidentemente, numa reprodução) foi um statement artístico do Duchamp e não um acto de vandalismo. Por isso, a analogia me pareceu despropositada.
De qualquer modo, obrigado por ter respondido.
o comentário dessa historiadora é tão ridículo quanto a própria ampliação da casa, mas - verdade seja dita - tem impacto suficiente para as parangonas dos pasquins. assim, não tendo sido feliz como historiadora, foi sem dúvida fantástica como jornalista.
Maria Barata
Post a Comment