27 April 2009

RESPOSTAS AO QUESTIONÁRIO FLUR



01 - Um disco que tenha sido muito importante (e já não seja) + razão.
Horsedrawn WishesRollerskate Skinny; disse dele coisas do tipo “o melhor disco de todos os tempos (passados, presentes e que hão-de vir)”, depois de os ter visto, ao vivo, em Dublin; continua a ser muito bom (tive de o downloadar porque, entretanto, perdi-o!...) mas parece-me que, na altura, fui um bocadinho hiperbólico...



02 - Um disco que seja muito importante agora + razão.
Um é difícil. Mas qualquer coisa algures entre os três álbuns da Hanne Hukkelberg, o Poème, de Ernest Chausson (um romântico francês do sec XIX que eu nem fazia ideia que tinha existido e descobri a ouvir rádio), pelo Itzhak Perlman e Zubin Mehta, e The Bairns, de Rachel Unthank & The Winterset. Todos por causa daquela insubstituível sensação de “mas de onde é que isto saiu?...”


03 - Um disco irresistível mas que o resto do mundo acha que é mau. 
Não é “um disco”, é a discografia completa dos ABBA (álbuns, singles, DVDs) e “o resto do mundo” até tende a estar do meu lado; “o resto do mundo” do suposto “bom gosto” – com ilustríssimas excepções – é que lhe torce o nariz. Ah… e oMamma Mia é um grande filme.



04 - A capa de disco favorita.
Resposta impossível. São imensas. Mas, assim de repente, em jacto de memória, Micah P. Hinson & The Gospel Of Progress.



05 - Mais CD ou mais vinil? Porquê?
De certeza, mais CD. Tive a minha fase de fundamentalista do vinil mas a pressão da realidade venceu. Continuo, no entanto, a não dominar a técnica de retirar o CD do celofane (a cena da Mira Sorvino, no Lulu On The Bridge, do Paul Auster, a debater-se com o mesmo problema sempre me falou ao coração). E a caixa de plástico dos CD deve ser o exemplo de design mais mal amanhado da História.



06 - Qual o primeiro disco que se lembra de comprar e onde foi?
Não me lembro (quero dizer, comprado mesmo por mim e não financiado por fontes externas). Mas pode ter sido ou o Saucerful Of Secrets, dos Pink Floyd (mais dois ou três álbuns e ficaram prontos para o matadouro – a propósito, nunca consegui ouvir o Dark Side Of The Moon até ao fim) ou o Stormbringer, de John & Beverley Martin, ou o Astral Weeks, do Van Morrison. Por aí.



07 - Qual o último disco que comprou?
Renaissance Dance (Susato, Morley, Praetorius, Mainerio)The Early Music Consort Of London/David Munrow; em Fevereiro de 2008, Sevilha. Andava há anos atrás dele (o meu velho vinil já estava imprestável) e, de surpresa, acabei por descobri-lo ali.



08 - Qual o disco que irá comprar de certeza, em 2009?
Não faço a menor ideia.



09 - Qual é o artista mais representado na colecção?
Há vários de que tenho as discografias completas ou quase. Mas há-de ser qualquer coisa entre, Richard Thompson, Tom Waits, Van Morrison, Laurie Anderson, Leonard Cohen, Elvis Costello e Nick Cave.



10 - De que artista tenta comprar todos os discos, bons e maus?
Sendo que “comprar”, comigo, é um conceito bastante relativo (a esmagadora maioria é-me enviada pelas editoras/distribuidoras), diria Leonard Cohen. Que, como se sabe, mesmo quando os discos aparentam ser menos que óptimos, trata-se apenas de engano e ilusão.



11 - Que projectos tem em mãos actualmente?
Aplico toda a minha energia no imenso objectivo de nunca ter projectos.



(2009)

16 comments:

ND said...

:-) big smile

Anonymous said...

Também descobri o Ernest Chausson na rádio, já praí no início da década de 90 e muitos anos mais tarde vi um cd dele à venda aqui e comprei.

Anonymous said...

A rádio antena 2 pois.

João Lisboa said...

"A rádio antena 2 pois"

Também foi na 2. A caminho entre Moura e a Sierra de Francia.

Anonymous said...

Horsedrawn Wishes – Rollerskate Skinny; disse dele coisas do tipo “o melhor disco de todos os tempos (passados, presentes e que hão-de vir)”

Se bem me lembro, com o Calenture aconteceu um fenómeno idêntico

João Lisboa said...

"Se bem me lembro, com o Calenture aconteceu um fenómeno idêntico"

Não terá sido tão, tão hiperbólico (tenho de confirmar). Mas, nesse caso, mesmo que tenha sido, voltava a repetir o que disse.

soso said...

o disco dos rollerskate está à venda por cinco eurecos na louie louie.

piratas.

rui g said...

Grande injustiça para os Rolleskate Skinny. O disco continua a ser fabuloso e posso garantir que sempre o ouvi sóbrio. Mas as respostas ao questionário são uma delícia...

Paulo said...

Pá, mais oficial parece-me impossível: tens uma cena muito mal resolvida com os PF (DC). Fazes sempre questão de te lembrares que não gostas :-))

João Lisboa said...

"tens uma cena muito mal resolvida com os PF (DC)"

Pronto, tem de ser: quando é pode ser a consulta?

(o que é o DC?)

Paulo said...

Ora (i.e, reza), Depois de Cristo (o deles, o Barrett). Ou AD, pronto (Anno Domini, ou Astronomy Domine) Fónix, podia continuar com os trocadilhos... :-)

João Lisboa said...

Ok. E a consultinha?

Paulo said...

Para ti não há vagas, ateu!

João Lisboa said...

:(

Mono said...

Eu li no Expresso o elogio aos Rollerskate Skinny e ouvi o álbum naqueles tempos.
Era agradável.
É saudável admitir erros, mesmo após tantos anos.
Os meus parabéns.

João Lisboa said...

"É saudável admitir erros, mesmo após tantos anos. Os meus parabéns"

Pois. Acontece que, nesta questão, não me parece que haja exactamente "erros": nessa altura, gostei muito; agora, já não gosto tanto. Com mais ou menos molho teórico justificativo, no fundo, é só isso. E podia perfeitamente passar-se o mesmo se, em vez de serem os Rollerskate, fosse a Monica Belluci. Quer dizer, talvez...