20 December 2008

VÉNIA AOS CLÁSSICOS



The Walkmen - You & Me

Primeiro facto relevante: os Walkmen descendem, em linha directa, de uma daquelas bandas – Jonathan Fire*Eater – que, um dia, na história do rock’n’roll da marginália novaiorquina, haverá de ocupar mais do que uma nota de rodapé; segundo facto relevante: no início deste ano, para o site da Internet, Daytrotter, gravaram três versões de “The Old Revolution”, “Lady Midnight” e “Tonight Will Be Fine”, de Leonard Cohen, uma vénia há muito sonhada perante um “long time hero” privado; terceiro facto relevante: “The Rat”, a única canção dos Walkmen vagamente aspirante à condição de “hit” poderia facilmente (reparem: “You've got a nerve to be asking a favor, you've got a nerve to be calling my number,”) ser uma “outtake” de “Positively 4th Street”, de Dylan;



quarto facto relevante: o anterior álbum dos Walkmen, Pussy Cats (2006), era a revisão, faixa por faixa, do disco homónimo de Harry Nilsson, produzido por John Lennon, durante o famoso “lost weekend” de ambos. You & Me é, pois, um tanto previsivelmente, um belíssimo exercício de reverência perante os clássicos – afinal, algo como Dylan à frente dos Velvet Underground – cujo espírito (último facto relevante) não andará muito longe de Boxer, dos National.

(2008)

1 comment:

Anonymous said...

Lembro-me de ouvir um cd dos Walkmen bem bom: «Everyone who pretended to like me is gone». Uma espécie de rock em glorioso estado de decomposição. Vou ver se o encontro, porque fiquei com vontade de o escutar novamente.