24 May 2008

ISTO



Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal - real. Steven Spielberg

Fila serpenteante à porta da sala (sem lugares marcados) vinte minutos antes do início da sessão. Lotação esgotada. Formigas gigantes. OVNIs, ETs e Incas. John Hurt e Ray Winstone outra vez juntos, depois de The Proposition. Rosewell. Testes nucleares no deserto do Nevada. Cate Blanchett (aliás, Bob Dylan, aliás, Jude Quinn), na qualidade da "Indy girl", quase "Bond girl", Irina Spalko, coronel-médica, agente soviética, Ukrainian-belle, favorita de Estaline pelos seus poderes psíquicos e avançados conhecimentos no domínio do paranormal. Conquistadores espanhóis e o El Dorado. Os anos 50, Elvis Presley, um Indy-junior rockabilly e fumos de McCarthysmo.



Em entrevista ao "Actual"/"Expresso" da semana passada, quando interrogado se, aos 65 anos, existem já cenas fisicamente mais arriscadas perante as quais diria a Spielberg e Lucas "Desculpem, mas isto eu não faço!", Harrison Ford respondeu: "Porque haveria eu de dizer tal coisa? Não. Repare: um filme é o meu exercício. É isto que faço quando quero divertir-me. Entregar as cenas a um duplo? Estão a brincar? Adoro a minha profissão. Adoro correr, saltar, ser atirado, cair e rebolar-me no pó do chão com uma cambada de criminosos transpirados. É exactamente isto que me agrada no que faço. Se não fosse isso, meu deus, acho que teria de, sei lá, representar ou coisa parecida!".



O cinema não é só isto. Mas sempre me pareceu que não é possível gostar realmente de cinema sem gostar muito disto.



(2008)

5 comments:

Ana Cristina Leonardo said...

O cinema não é só isto. Mas sempre me pareceu que não é possível gostar realmente de cinema sem gostar muito disto.

Claro!

Anonymous said...

Fiz uma série de posts anti-spielberg mas limpei tudo, já tenho idade para ter juízo.

João Lisboa said...

Loooool!

Táxi Pluvioso said...

Cinema? Talvez cinema de animação (no sentido literal mas também porque anima os jovens adultos). Ver um senhor idoso fazer coisas impossíveis para a sua idade, nem é novidade, já foi visto no James Bond com o Roger Moore.

menina alice said...

Se calhar sou eu que não gosto muito de cinema, então. Got really bored. E ainda tenho sentido de humor.