02 March 2008

SONGS OF LOVE AND HATE


"I'm Fucking Matt Damon"


"I'm Fucking Ben Affleck"

11 comments:

Anonymous said...

Eheh. Show business is show business!
And now for something completely different: não há alguma(s) troca(s) ou omissões na autoria das críticas às melhores 25 OST, na última edição do Expresso?

João Lisboa said...

"não há alguma(s) troca(s) ou omissões na autoria das críticas às melhores 25 OST, na última edição do Expresso?"

Não dei por nenhuma troca... exemplo(s)?

Já, quanto a omissões, uma vez que se tratou de uma votação com todo a torção que o vírus democrático implica, na minha opinião, há... imensas!

João Lisboa said...

"TodA a torção", claro.

Anonymous said...

Quais as escolhas de Ricardo Saló?Nenhuma aparece como sendo escolha dele!

Anonymous said...

Viva
Lamento a imprecisão, que resultou de uma leitura minha demasiado superficial, mas não tinha comigo o Actual quando há pouco escrevi. Por "trocas e omissões" referia-me à ausência da assinatura de Ricardo Saló nas críticas às bandas sonoras. Mas reparo agora que não é o único cujo nome não está presente. Conclúo que ("não dei por nenhuma troca") afinal nem todos os elementos do "júri" escreveram. Obrigado pelo esclarecimento.

Quanto a ausências de outras BSO... sem dúvida, há imensas, inevitáveis quando várias cabeças sentenciam.
Mas aprecio - e digo-o sem ironia - quando JL, como noutras ocasiões e "como quem não quer a coisa", subverte um pouco o jogo dos 25 (ou dos 10) melhores e consegue meter (isto é, dar a conhecer) mais um ou dois discos (exemplo, aqui: BSO do filme de Preminger). Ficam os leitores a ganhar.

Obrigado. Bom blog.

Anonymous said...

Já que estamos no tema BSO. Há duas de que gosto bastante - mas talvez não as incluísse nas 25 melhores... e daí, depende do dia da semana... - sobre as quais nunca li qualquer crítica em jornal nenhum: "East side/West side" e "The reporter", ambas de Kenyon Hopkins. Alguma opinião?

Anonymous said...

João Lisboa:

Só você é que me fazia mudar a opinião acerca da música de um dos autores que mais desprezo: Vangelis. Há músicos assim, o desinteresse pela sua obra manifesta-se tão cedo, que não voltamos mais a acompanhá-lo e só nos chega ao ouvido quando, sem querer, escutamos coisas pavorosas como, por ex., a BSO do 1492. Confesso que, até hoje, nunca prestei muita atenção à BSO do Blade Runner. Na verdade, o filme nem sequer é dos meus preferidos. Admiro o talento que criou todo aquele ambiente futurista, mas nunca me mostrei totalmente disponível para o filme. E a música, achava eu, até ligava bem com o filme, mas quantas vezes isso não acontece, e depois, sem o apoio das imagens, a partitura se «espalha ao comprido»?. Agora que apenas ouvi o CD, confirmo as suas palavras: «a meio caminho entre a estética musical do noir e da sci-fi, Vangelis inventou a atmosfera de um futuro sufocante» é a definição mais acertada para a música que ali passa.
P.S. Pode-se continuar a desprezar o resto da obra?

João Lisboa said...

"Por "trocas e omissões" referia-me à ausência da assinatura de Ricardo Saló nas críticas às bandas sonoras"

Ele não participou.

"East side/West side" e "The reporter", ambas de Kenyon Hopkins"

Não conheço.

"Pode-se continuar a desprezar o resto da obra?"

Por mim, à vontadinha. A BSO do Blade Runner é a única coisa dele que me parece memorável.

Anonymous said...

Apesar de o titulo das escolhas referir o Ricardo Saló, ele não participou.
Ok. Compreende-se melhor a ausência das BSO de Michael Nyman para os filmes de Peter Greenway e Superfly de Curtis Mayfield.

Anonymous said...

"Por "trocas e omissões" referia-me à ausência da assinatura de Ricardo Saló nas críticas às bandas sonoras" R:"Ele não participou."

Hmm. Alguma batota, então... :)

"East side/West side" e "The reporter", ambas de Kenyon Hopkins" R:"Não conheço."

Mas também fiz alguma batota, se calhar, involuntária. São séries de TV, não filmes. Tanto quanto sei, nunca reeditadas, mas em tempos com LPs disponíveis gratuitamente em

http://www.basichipdigitalgold.com/soundtracks/soundtracks.htm

De forma gratuita resta, ao que parece, o stream de uma música de East Side/West Side, em

http://www.basichipdigitalgold.com/soundtracks/003-17.mp3


Naturalmente que (eu) dizer que colocava estas duas, em particular East Side/West Side, no lote das melhores vale o que vale pois, obviamente, o João Lisboa conhece dúzias de vezes mais coisas do que eu... Aliás, dos que critica no Expresso, não conheço - fora do contexto do filme, já que vi ambos - Laura nem King Kong.

Anonymous said...

Para terminar... Just found:
(só a discografia, o que faz lamentar ainda mais o facto de não ter sido alvo de reedição...)

http://www.dougpayne.com/khdisco.htm