08 February 2008

RETIRE A FERRUGEM, SFF



The Magnetic Fields - Distortion

Para Stephin Merritt, a situação não podia ser mais clara: Psychocandy foi a última produção significativa da música moderna. Na minha opinião, desde 1986, não se passou mais nada, as coisas não progrediram, não foi dado qualquer passo em frente. Tudo o que, daí em diante, aconteceu tinha já acontecido em 1986”. Haveria, certamente, mil e uma maneiras de contra-argumentar – por exemplo, e só para ficarmos por aí, recordando-lhe um triplo-álbum de canções bem jeitosas, de nome 69 Love Songs, de uns tais Magnetic Fields – mas o que ficará para a História é que, iluminado por essa convicção, Merritt não tropeçou em melhor ideia capaz de aquecer as suas meninges tendencialmente conceptuais do que engendrar uma colecção de canções que “soasse mais aos Jesus & Mary Chain do que os próprios Jesus & Mary Chain”. Teria sido bastante oportuno que alguém lhe pudesse chamar a atenção para que esse insidioso vírus da desistência inventiva de estirpe pós-moderna raramente conduz a final feliz. Mas também será justo reconhecer que se, até agora, nas suas múltiplas encarnações (Magnetic Fields, Gothic Archies, The 6ths, Future Bible Heroes e mesmo, por vezes, Stephin Merritt), ele tinha dado tão boa conta do recado de refazer em novo molde a obra dos clássicos, de Irving Berlin a Cole Porter e sumidades posteriores, não seria demasiado arriscado confiar e aguardar que, a partir do improvável e virtualmente impossível, Merritt conseguisse operar mais um milagre.


(videoclip de "The Nun's Litany", em versão acústica, aqui)

É pena, é muita pena, mas não houve milagre. E o mais grave (especialmente, tratando-se de Stephin Merritt) é que a raíz do falhanço é, justamente, de concepção: ao contrário do se passava em Psychocandy – onde a substância, a matéria-prima pronta a esculpir era a própria nebulosa spectoriana de distorção, fuzz e feedback e as melodias de pop-bubblegum estavam lá apenas para circunscrever o raio de acção de cada petardo –, em Distortion, Merritt mostra ser incapaz de compreender (está-lhe na massa do sangue: não foi ele quem escreveu “A melody is like a pretty girl, who cares if it’s the dumbest in the world”?) que nunca será por aplicar uma camada de ferrugem a uma tela de Matisse que daí resultará algo de esteticamente viável. Porque o Matisse/Merritt está lá, no fundo, bem evidente, apesar da patine “noisy” que jorra – desnecessariamente, intrusivamente – das guitarras, piano e violoncelo: “California Girls”, “Mr. Mistletoe”, “Drive On, Driver”, “Too Drunk To Dream”, “The Nun’s Litany” ou “Courtesans” têm o sinal de “copyright”-Magnetic Fields, os “bons mots” merrittianos abundam (“courtesans are not like me, they don’t take love very hard, their hearts are free, how avant-garde”, “sober, life is a prison, shitfaced, it is a blessing, sober, nobody wants you, shitfaced, they’re all undressing” ou, no sonho da monja devassa, “I want to be an artist’s model, an odalisque, au naturel, I should be good at spin-the-bottle, while I’ve still got something to sell”), pelo que seria de começar já a fazer “lobbying” por uma versão desparasitada. (2008)

3 comments:

Pedro said...

Ou daqui a uns 20 anos alguém agarrar nisto e regravar em versão clean... algo como (NO) Distortion, com guitarras acústicas, pianos e banjos :D

João Lisboa said...

Vê o clip do "Nun's Litany". É logo outra coisa.

Pedro said...

A "chiadeira" é realmente muito irritante nesta coisa. :S Vou buscar o tal clip a ver se isto me passa.