24 January 2008

TOM WAITS: AUTOBIOGRAFIA EM PEQUENAS PRESTAÇÕES, DITOS DE ESPÍRITO E SABEDORIA (XXX)



"Com a maioria dos escritores de canções podemos perfeitamente descobrir o que eles andaram a ouvir. É como espreitar para as vísceras de um animal e descrever como foram os seus três últimos dias de vida. Mas como conciliar os nossos irreconciliáveis sonhos, desejos, memórias e aspirações? Podemos não ser capazes de fazer algo a partir daí. É-me mais confortável tentar ir visitando lugares diferentes. Não sei se nalguma canção consegui chegar a uma síntese de tudo aquilo de que gosto. Se calhar não as deixo na misturadora o tempo suficiente.

(...)

"As grandes editoras assemelham-se mais a países do que a empresas. Ou a alforrecas. Não possuem anatomia própria. Mas ferram. Perderam o interesse em apoiar o crescimento de um artista. Querem que comeces a dar leite a partir do momento em que assinas com elas. Mas, assim que a teta seca, mandam-te para o churrasco.

(...)

"Quando gravamos uma música, às vezes, acabamos só a escutar as penas e esquecemo-nos do canto do pássaro.

(...)



"Sabia que os mosquitos preferem as crianças aos adultos e as loiras às morenas? Não sei se são capazes de distinguir as loiras naturais das outras mas acredito que alguns já devem ter sido capazes de evoluir até esse ponto.

(...)

"Nunca se escuta canções com tanta atenção como quando estamos a trabalhar nelas. É como uma viagem fantástica pelo interior dos corpúsculos delas.

(...)

"Sou um actor, não haja dúvidas. Neste momento estou a representar, sabia?

(...)

"Estar num estúdio é um pouco como estar dentro de um submarino — após um certo tempo parece-me que sofremos de uma certa privação sensorial... Andamos à procura de algo que não vemos, não cheiramos, não provamos nem tocamos. É como se tivéssemos ido ali parar com o material do Jacques Cousteau à procura de um piano sem partituras no fundo de um lago.

(...)

2002

(2008)

No comments: