Eu lembrava-me desse post muito interessante e do seu valiosíssimo inventário. Na realidade o oud tornou-se também património do Ocidente também quando, na Baixa Idade Média, entrou na Europa pela Península Ibérica, tornando-se fundamental na génese dos géneros provencais e trovadorescos, parindo o alaúde e fazendo-se avô da guitarra. Munir Bashir é considerado o pai do oud moderno, o grande mestre e professor de músicos contemporâneos como Nasser Shamma e Rahim Al Haj. Para os meus ouvidos, ninguém aproxima o oud da voz humana como Munir Bashir.
4 comments:
Deixo também aqui uma delícia medieval: https://www.youtube.com/watch?v=ZWZvCBchBQ0
Obrigado.
https://lishbuna.blogspot.com/2015/01/salaam-qual-dos-dois-e-o-mais-violento.html
Eu lembrava-me desse post muito interessante e do seu valiosíssimo inventário.
Na realidade o oud tornou-se também património do Ocidente também quando, na Baixa Idade Média, entrou na Europa pela Península Ibérica, tornando-se fundamental na génese dos géneros provencais e trovadorescos, parindo o alaúde e fazendo-se avô da guitarra.
Munir Bashir é considerado o pai do oud moderno, o grande mestre e professor de músicos contemporâneos como Nasser Shamma e Rahim Al Haj. Para os meus ouvidos, ninguém aproxima o oud da voz humana como Munir Bashir.
A genealogia organológica:
https://www.mi.edu/education/guitar-history-how-the-guitar-has-evolved/
https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_lute-family_instruments
Post a Comment