26 March 2021

TURBILHÃO
 

Do lado de lá da Mancha, Fairport Convention – com Liege & Lief (1969) – e sua imensa côrte tinham dado o tiro de partida. Em muito pouco tempo, as ondas de choque alcançariam o hexágono gaulês e a descendência revelar-se-ia vasta e riquíssima: do sumo-sacerdote Alan Stivell, a uma legião de bandas – La Bamboche, Mont-Jòia, Le Grand Rouge, Mélusine, Tri Yann, La Chifonnie, Perlinpinpin Fòlc, Malicorne, Maluzerne – totalmente entregue à escavação da tradição musical popular e à (sempre perigosamente escorregadia) busca das identidades locais. Chegaram a ter uma espécie de orgão central do movimento, a revista “L’Escargot Folk” publicada entre 1974 e 1980, e vários de entre eles migraram, literalmente, das cidades para o campo, em regime de dedicação exclusiva à missão de guardiões do património. Olivier Durif, de Le Grand Rouge, foi um desses militantes recolectores que, não apenas chegaria a ser director do Centre des Musiques Traditionnelles du Limousin, como, em modo de John e Alan Lomax, daria ao mundo Eva e Gabriel, continuadores da causa e um dos dois pares de irmãos que, com outro par de primos, viriam a constituir os formidáveis San Salvador. (daqui; segue para aqui)

8 comments:

Anonymous said...

Hoje, foi publicado outro artigo meu: https://www.publico.pt/2021/03/26/culturaipsilon/opiniao/ao90-jorge-amado-afinal-santana-razao-1956071

João Lisboa said...

No cimema, não esquecer "O Poderoso Chefão" ("O Padrinho") e "A Noviça Rebelde" ("Música no Coração").

João Lisboa said...

CiNema. Já estou a ir além da troika "acordesa"...

:-)

Anonymous said...

Não está nada a ir além da tróica (Cavaco, Santana e Sócrates). Obrigado pela informação.
Deduzo que gostou.
No Público escrevo esporadicamente. No jornal aqui da cidade, escrevo mensalmente.

João Lisboa said...

"Deduzo que gostou"

Claro. Embora com pouca esperança de sucesso, só se perdem as que caem no chão.

Já agora, o que nunca será perdido é o tempo gasto a ouvir os San Salvador,

Anonymous said...

Sim, sim.
Quando se fala de música, O João mostra que sabe. Lembro-me logo do Feynman.
Na folk, então, tenho aprendido muito consigo.

João Lisboa said...

"Lembro-me logo do Feynman"

Tomara eu.

Anonymous said...

Sim, sim. (É impressão minha ou estou a repetir-me?)
O João sabe do que fala. Não tenho dúvidas disso.