20 January 2021

 
"(...) Ter-se um gato, como companhia, o dia inteiro, é um presente dos deuses. O grande Dickens sabia isso, quando afirmava que “there is no greater gift than the love of a cat”. O gato é um animal bonito, elegantíssimo, inteligente e extremamente inventivo. Está sempre a ter ideias, embora muitas delas francamente turbulentas e algo destrutivas. E, ao contrário do que dizem os ignorantes (que nunca tiveram gatos ou os tiveram e não lhes prestaram a devida atenção), o gato, se bem tratado e acarinhado, torna-se não só nosso amigo, como se torna até um amigo fiel e assíduo, sendo de opinião que é mal empregado todo o tempo que lhe não dediquemos, embora ele necessite de algum tempo para retiro, meditação e soneca. De facto, ele só não está connosco, quando DECIDE que tem, ELE, de fazer coisas mais importantes, como, por exemplo, partir um prato ou um copo ou um bonito objecto de arte que seja frágil e esteja mesmo a pedi-las. Ou, como já dissemos, dormir. Um gato pode ser muito nosso amigo, mas recusará terminantemente ser nosso escravo: o seu orgulho felino nunca lhe permitiria esse abaixamento, que ele vê, com desprezo, praticado pelo cão, nunca elevado ao estatuto de deus, pelos egípcios. Mas não lhe passa pela cabeça que os humanos tenham o mesmo comportamento orgulhoso. Quando lhe apetece – ao gato – saltar-nos para o colo ou para as costas, dificilmente aceita que recusemos. Ele SABE quando quer estar sozinho, mas não aceita que nós queiramos estar sozinhos, quando a ELE lhe APETECE estar connosco. Isto pode parecer estranho a um humano, mas o gato percebe-o perfeitamente. O homem foi feito para servir o gato e não o gato para servir o homem: um deus manda e não é mandado! Isto está inscrito no ADN dos felinos de salão. (...) (Eugénio Lisboa aqui; tema já poeticamente abordado aqui))

7 comments:

Maria said...

Sedutora!
Põe qualquer humano à bout de souffle ;-)
Curiosamente, parte da minha tarde de hoje foi passada a ler textos sobre gatos de um outro Eugénio (o de Andrade), que até nem se chamava assim...

E o João Lisboa tem algum parentesco com o Eugénio Lisboa?
(Só responde se quiser, obviamente).
🐈

João Lisboa said...

Técnicas de investigação:

1) Ir ao label "Eugénio Lisboa":
2) Desenrolar os 7 posts;
3) Chegando ao penúltimo, ler mesmo, mesmo até ao fim.

Voilá!

:-)

Maria said...

Thanks, Sherlock!
🔎
Mary Watson :-))

Agora a sério: gostei de saber. E fiquei por lá lendo umas coisas interessantes e até rapinei 2 fotos (McEwan e Bowie) para a minha galeria de imagens. Em tempos também andei pesquisando fotos de famous with cats e a mais insólita que encontrei foi uma do Frank Zappa: jamais teria imaginado o Zappa de gatinho ao colo.
Também gostei de ver a starry night do Vincent, tenho um fraquinho por ele...
E este blog é como a arca do Pessoas: não tem fim!
Jamais conseguirei ouVer tudo...

Boa noite.
😴🐈




Maria said...

McGregor, not McEwan.
😔

João Lisboa said...

"McEwan e Bowie"

Onde estão esses?...

Maria said...

Seguindo as suas instruções li o penúltimo post mesmo até ao fim.
Mas também li o último post, e nesse cliquei no (2) e fui ter à Audrey Hepburn e mais uns quantos, entre eles o Bowie e o Ewan McGregor.

:-)

João Lisboa said...

Há mais aqui;

https://lishbuna.blogspot.com/search?q=folk+singer+with+a+cat+%28

E, aqui, é um poço sem fundo: https://lishbuna.blogspot.com/search/label/ano%20do%20tigre