10 November 2019

A vítima do bloqueio, legitimadora 
da escravatura e do racismo, devidamente (ainda que insuficientemente) esquartejada

10 comments:

Anonymous said...

Não deixa de ser curioso que no OBSERVADOR, órgão de informação dos "direitolas"..., exista contraditório e liberdade opinativa. Salutar.

Ainda por cima com duas posições assaz defensáveis.

É uma questão de ângulo.

Thoreau

Anonymous said...

Quando se tenta discutir estes temas com alguém de esquerda é impossível. Poe-se em bicos de pés, intitulam-se humanistas e portanto com todo o direito de apelidar de esclavagistas e exploradores os europeus que estiveram em África.
Quando se faz notar que em África não existia nada, senão a natureza e portanto foram os europeus, o seu empreendedorismo e o seu trabalho que fizeram nascer países que hoje existem, ficam indignados.
Quando se refere que muitas tribos africanas no séc. XIX viviam na pré-história, com guerras tribais, violência dos costumes (que incluía a antropofagia) e comércio de pessoas para a escravatura (alguns resultantes de guerras entre tribos, outros aprisionados em expedições formadas especificamente para esse objetivo), os nossos justiceiros interlocutores ignoram soberbamente o passado como argumento inválido para a convicção que algures no tempo abraçaram e se recusam a pôr em causa.
A esquerda são 80% dos professores que, do primeiro ciclo às universidades, procuram afanosamente que os jovens adiram às suas convicções, tanto por validação pessoal como por, em alguns casos, já não conseguirem fazer o que era suposto, ensinar conteúdos.
Neste último aspeto também eles são vítimas do sistema, os políticos mexem os cordelinhos de maneira a tornar-lhes a profissão numa rábula neo/surrealista. Enfim, quando achamos que as coisas não podem piorar, há sempre maneira de sermos surpreendidos...

Ana Mitho

João Lisboa said...

"em África não existia nada, senão a natureza"

Ora aí está! Apenas existindo "a natureza", não podia haver escravos para traficar e ninguém estava interessado em embondeiros.

"muitas tribos africanas no séc. XIX..."

Mau... então não existia só "a natureza"?... ou os humanos só surgiram em África no século XIX?...

"A esquerda são 80% dos professores"

Compreendo o azedume contra os professores porque os de Português que teve não lhe ensinaram que deveria ter escrito "A esquerda é". De qualquer modo, esse importantíssimo número que revela (80% dos professores "de esquerda") - certamente, resultado de mui séria investigação - impressiona... estranho é que, sendo sobejamente conhecidos por comerem criancinhas, ainda não tenha havido nenhum caso desses. Mas isso, já se sabe, é porque os media - 99% "de esquerda"! - ocultam essas notícias.

João Lisboa said...

"Não deixa de ser curioso que no OBSERVADOR, órgão de informação dos "direitolas"..., exista contraditório e liberdade opinativa"

É "direitolas", não (ainda?) exactamente "fascistolas".

Mas... https://lishbuna.blogspot.com/2018/11/blog-post_15.html... e... https://lishbuna.blogspot.com/2019/01/blog-post_14.html

Anonymous said...

Esse comportamento constante, quando as coisas que os outros dizem não lhe agradam, de chamar a atenção aos outros para erros gramaticais de forma irónica e jocosa, espelha bem a natureza da sua personalidade (politica)

A propósito, veja se tem mais competência a colocar links...

Ana Mitho

João Lisboa said...

"chamar a atenção aos outros para erros gramaticais de forma irónica e jocosa, espelha bem a natureza da sua personalidade (politica)"

É "de esquerda" ou "de direita"?...

"veja se tem mais competência a colocar links"

Fui confirmar e estão todos direitinhos (pun not intended). Mas, se devesse corrigi-los - ainda que me chamassem a atenção de forma irónica e jocosa -, agradecia e tratava de os corrigir.

Anonymous said...

"A superioridade gramatical dos comunistas" foi o título da sua tese de licenciatura, certo?

Ana Mitho

João Lisboa said...

1 - Não sou comunista nem, na verdade, conheço nenhum. Daí que ignore se são gramaticalmente "superiores" ou "inferiores". Ouvindo falar os que vão aparecendo pelas TVs, são quase todos melhores que o Costa - mas quem não é? - e, de um modo geral, de vocabulário assaz reduzido.

2 - Escrever sem incorrer em erros básicos não chega a ser superioridade nenhuma. É apenas o velho "saber ler e escrever".

3 - Este tema parece dizer-lhe muito (mais do que o assunto em questão propriamente dito), não é?

Anonymous said...

Essas justificações caem em saco roto.
O sr serve-se da gramática para humilhar os outros.
Há arrogância em si. Como se os outros fossem inferiores ou estúpidos. Tivessem que aprender
Este blogue, especialmente na zona de comentários, é o lugar sado da sua personalidade.

É pena.

Ana Mitho

João Lisboa said...

"O sr serve-se da gramática para humilhar os outros"

:-)))))

Não é preciso. "Os outros" tratam muito bem disso sozinhos.

"Este blogue, especialmente na zona de comentários, é o lugar sado da sua personalidade"

Nunca imaginei que fosse assim tão bom.