27 April 2011

O QUE PENSAM AS ZEBRAS



Paul Simon - So Beautiful Or So What

“Um belo objecto? Quem precisa dele? É esse mesmo o seu mistério e o seu fascínio. O truque, tal como o vejo, é prestar-lhe toda a atenção e, ao mesmo tempo, não lhe ligar nenhuma”. Elvis Costello, 56 anos, escrevendo acerca de So Beautiful Or So What, de Paul Simon, 69 anos, no texto de introdução do "booklet" do álbum. O qual, algumas linhas à frente, qualifica como “uma das mais conseguidas gravações” de Simon que “rejeita a sedução pelas trevas em moda e a hipnose da ignorância”. É absolutamente natural que dois tão "beaux esprits" se encontrem mas já é menos comum que aquele que entrou pela primeira vez em estúdio (o single "True or False"/"Teenage Fool", sob o pseudónimo de True Taylor) quando o outro tinha apenas dois anos lhe peça que, deste modo, lance a sua bênção sobre a obra do mestre. Não que ele necessitasse, realmente, disso: bastava-lhe exibir o precioso CV (com Art Garfunkel e a solo) repleto de medalhas e louvores por bravíssimo comportamento nos teatros de guerra da folk/pop para que quaisquer dúvidas dos ignaros se dissipassem de imediato. Mas, independentemente do que possa existir de genuína cumplicidade e justificadíssima admiração mútua, a verdade é que os três álbuns que, na última década e (quase) meia, Paul Simon publicou (Songs From The Capeman, 1997, You’re The One, 2000, e Surprise, 2006, com Brian Eno) não incendiaram, propriamente, as tabelas de vendas de modo sequer remotamente semelhante ao que se passara com os anteriores Graceland (1986) e The Rhythm Of The Saints (1990). Pelo que “a little help from his friend” até poderá ser bem-vinda.



E convenhamos que, à primeira vista, um olhar de relance pelos títulos das canções faz pensar que Simon está determinado a complicar a própria vida: três ostentam “love” no título, outra chama-se "Questions For The Angels" e outra ainda, "The Afterlife". Alerta vermelho instantâneo: querem ver que o passar dos anos empurrou o adepto das "quickies" com a "Cecilia" para um cenário de sininhos tibetanos e paus de incenso "new age"? Nada disso. So Beautiful Or So What não será exactamente um Life Of Brian mas, em todos esses casos – ainda que Paul Simon, não se confessando adepto de nenhuma fé, reconheça que a mortalidade e o... err... sentido da vida insistiram em picar o ponto neste disco – a forma como os “grandes temas” são abordados tem mais a ver com Randy Newman do que com suites esotéricas para o alinhamento dos chacras. Reparem, por exemplo, na tal "Questions For The Angels": “A pilgrim on a pilgrimage, walked across the Brooklyn Bridge” para dar de caras com que revelação? A de um cartaz com “Jay-Z, he’s got a kid on each knee, he’s wearing clothes that he wants us to try”. Sim, confirma-se, “God and his only son” (em "Love & Hard Times") fazem também uma “courtesy call” à Terra mas rapidamente se arrependem: “these people are all slobs here, if we stay it’s bound to be a mob scene”. E, desiludam-se, no insondável "Além", há que fazer fila para o atendimento e preencher um porradão de impressos para, no final, continuarmos sem ter a certeza se a explicação derradeira para a Vida, o Universo e Tudo à Volta é “Bebop A Lula or ooh Papa Doo?”. Envolva-se tudo isto num destilado de sofisticadíssimo "songwriting" americano clássico decantado pela "world music" tal como, há vinte anos, Paul Simon a digeriu, admitam-se dois ou três "samples" e um aroma de blues do Delta e tome-se nota: a interrogação a que os anjos não souberam responder foi “If every human on the planet and all the buildings on it should disappear, would one zebra grazing in the African Savannah care enough to shed one zebra tear?”.

(2011)

5 comments:

Anonymous said...

http://books.google.pt/books?id=PPv-jsaC3UAC&pg=PA155&lpg=PA155&dq=max+beckmann+writings&source=bl&ots=c70O9RVxXK&sig=OzpKlUhY3321ytArQSJLs7x-mT8&hl=pt-PT&ei=UkC4Te27Lc-ahQeWnMWZDw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CDgQ6AEwAzge#v=onepage&q=max%20beckmann%20writings&f=false

Jorge Mourinha said...

hullo zeeba neighbah!

Anonymous said...

Someone essentially assist to make seriously articles
I would state. This is the first time I frequented your website page and up to now?

I amazed with the analysis you made to make this particular submit incredible.
Great job!

Here is my blog :: Cheat For castle ville

Anonymous said...

Hello, every time i used to check weblog posts here early
in the daylight, as i like to find out more and more.


Here is my blog post - PTC Sites Autoclicker

Anonymous said...

I really appreciate this post. I have been looking
everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing.
You have made my day! Thanks again!

Feel free to visit my webpage - Play online games for cash