02 February 2009

CANTANDO, ESPALHAREI!


Os tempos poderão ser de trevas e os céus pairarem plúmbeos de ameaças. Mas, nestes dias em que a cintilação do Belo e do Bem parece ter-se deixado obfuscar pela penumbra da descrença, quiçá, da desistência e do desalento, há que manter o olhar desperto para os sinais que, além negrume, prenunciam o amplexo caloroso dos dias de luz fulgurante que hão-de vir.
Ainda a dar os primeiros passos mas já segura de si, uma jovem geração de actores políticos pisa o palco, febril de ideias e projectos através dos quais se plasmará o mundo novo que em si germina. Laurinda Alves é um valor inquestionável ao qual seria hediondamente cruel continuar a chamar "revelação". Saudemos, então, agora, Pedro Passos Coelho, prócere do Portugal do futuro, insígnia rutilante da social-democracia de amanhã, que, em prol do Bem Público, abdicou de uma promissora carreira como cantor lírico * - terá, outrossim, despertado essa sua sensibilidade para as coisas da arte nos anos em que partilhou o tálamo conjugal com Fátima Padinha, das lendárias Doce - para servir, o País, o Povo e a Pátria.



E, afinal (tão tipicamente dele), tudo começou precocemente mas de uma forma sumamente desapegada e singularmente desprovida dos aguilhões do ego que tanto e tão fundamente corroem a pureza de propósitos de políticos iniciantes. Como revelou à "Revista Plenitude", foi aos 14 anos que tudo aconteceu: "Sucedeu num Verão de grande tédio, em Trás-os-Montes. Não havia muita coisa para fazer e estavam lá umas pessoas, que eu conhecia, as quais desenvolviam actividades lúdicas na sede do PSD". Os trinta anos que vieram depois e os muitos mais que lhe auguramos serão, não ousemos duvidar, páginas douradas da Lusa História!

* "Em 2002, participou numa audição para um musical, My Fair Lady de Filipe La Féria: 'Estive num casting para um musical. Não tanto com a intenção de fazer carreira por aí, mas mais para enfrentar esse julgamento e ver como é que a voz se aguentava perante a pressão da competição e da prova. Foi uma prova com alguma dificuldade...', recorda. A experiência 'correu bem', mas sem sequência". (aqui)

"Parece que Pedro Passos Coelho passou ao lado de uma carreira artística. 'Podia ser um grande cantor em qualquer parte. É um talento para a música'. Maria Cristina de Castro, que chegou a cantar com Maria Callas e é uma referência no ensino do canto, continua a dar aulas ao candidato à liderança do PSD. 'É um melómano. Adora música. Tem uma voz esplêndida', diz a professora, para quem o aluno é 'um grande amigo'. Foi pela mão da ex-mulher, Fátima Padinha, uma das Doce, que Passos Coelho começou a ter aulas com a professora reformada do Conservatório Nacional. Até então era possível ouvi-lo cantar fado para amigos e companheiros de partido. Sobretudo num restaurante do Bairro Alto, a Adega do Ribatejo, onde ia com os seus companheiros da JSD". (aqui)

"Filipe La Féria lembra-se como se fosse hoje o dia em que viu desfilar mais de 300 candidatos a um casting para o musical My Fair Lady e deu de caras com alguém que conhecia da televisão. 'Lembro-me dele ter uma óptima voz, de ser apaixonado pela ópera e de ser uma pessoa que sabe o que quer, alguém que se expõe e arrisca'. La Féria 'adorava ter um primeiro-ministro cantor'. (aqui)

(2009)

4 comments:

Ana Cristina Leonardo said...

Os tempos poderão ser de trevas e os céus pairarem plúmbeos de ameaças. Mas, nestes dias em que a cintilação do Belo e do Bem parece ter-se deixado obfuscar pela penumbra da descrença, quiçá, da desistência e do desalento, há que manter o olhar desperto para os sinais que, além negrume, prenunciam o amplexo caloroso dos dias de luz fulgurante que hão-de vir.

Oh João, porra, tiraste-me as palavras da boca!!!

João Lisboa said...

Toma e embrulha!

bookworm said...

oh, my doG!

Ariadne said...

Eu pergunto-me: E porque no Público, com um director cujo passado pelo menos tem mais de comunismo do que de social-democracia?