16 February 2008

BIG BROTHER IS NOT JUST WATCHING YOU,
HE'S MONITORING YOUR BRAIN TOO! (parte I)



Dr. David Lewis

"Encontrar uma promoção pode disparar o ritmo cardíaco para 192 bpm, com efeitos semelhantes ao de uma paixão, indica um estudo liderado por David Lewis, neuropsicólogo especializaddo no comportamento dos consumidores. O trabalho realizado em Inglaterra, em Julho de 2007, com o objectivo de explorar os efeitos psicológicos e neurológicos das promoções no consumidor, concluiu também que a adrenalina causada equivale a um salto de paraquedas, mostrando que 'parece haver um caçador de promoções dentro de cada um'. (...) Neste estudo, David Lewis usou uma nova ferramenta desenvolvida pela Mind Lab International e pela Universidade de Sussex que permite criar instrumentos de pesquisa capazes de fornecer mais detalhes sobre o funcionamento da mente no que toca às suas motivações, preferências, ambições, expectativas e necessidades de consumo. (...) Em Portugal, a ferramenta será testada a 27 de Fevereiro, numa grande superfície do grupo SONAE. Logo de seguida, David Lewis explica a relação entre a neurociência e o marketing na II Conferência da QSP - Consultoria de Marketing, subordinada ao tema 'Como é que o marketing pode inovar?'" (in Expresso/Economia de 16.02.08)


NEUROMARKETING EM ACÇÃO



"An attractive Englishwoman in her early 20s wanders the mall with a set of electrodes affixed to her scalp, David Lewis sees the activity of her alpha and beta brain waves — 'the stuff of human thought' he calls it — splashing across his computer screen in a zigzagging mass of red and green. 'She’s alert but not engaged', he explains as his subject saunters into an upscale shoe store. Which is true, until she picks up a pair of pink stilettos. Suddenly a colorful explosion of activity cascades across Lewis’s screen. 'You can see that beta activity on the left side of the brain — the analytical side — falls away,' he explains. 'Look how quickly the purchase decision takes place!' And indeed, a few minutes later, the cash register rings and the woman strides back into the mall with the pair of heels in a bag."

(2008)

2 comments:

Ana Cristina Leonardo said...

isto lembra-me O Ovo da Serpente numa versão light

João Lisboa said...

Light (or not so light...)
por enquanto.