15 July 2007

JOGOS DE LUZ
 

 
 Young Marble Giants - Colossal Youth & Collected Work
 
Uma fina lâmina de água sobre a superfície de um espelho. O mundo da pop contorcia-se nos espasmos do pós-punk mas, algures em Cardiff, no País de Gales, Alison Statton, os irmãos Stuart e Philip Moxham (e, inicialmente, também, Peter Joyce) dedicavam-se a criar canções como jogos de luz miniaturais: uma “drum-machine” artesanal, guitarra, baixo, orgão Galanti e voz, canções como chapas radiográficas dos parâmetros sonoros essenciais – altura, duração, volume e timbre – com a dimensão de um selo. Nunca antes a pop se concentrara tanto num só ponto e nunca antes esse ponto fora tão intensamente luminoso. Chamou-se Colossal Youth e, à excepção de uma mão mal cheia de singles, EP e registos dispersos de rádio, os Young Marble Giants nada mais produziram, retornando à invisibilidade à qual as suas canções verdadeiramente pertenciam.
 
 
Como escreve Simon Reynolds a propósito desta reedição integral da obra da primeira vida dos YMG, em Colossal Youth “não há uma nota desperdiçada, uma única mancha. Individualmente, as canções têm algo daquela perfeição das coisas que encontramos na natureza – folhas, flocos de neve, seixos, conchas –, ao mesmo tempo, miraculosas e banais, maravilhosas e modestas”. De Kurt Cobain aos R. E. M. e a todos os que, de uma forma ou de outra, juraram fidelidade ao lema “less is more”, muitos foram os que erigiram pequenos oratórios em torno das três quase-silhuetas a preto e branco na capa do objecto de devoção. Incluindo definitivamente todas as relíquias disponíveis, em formato de triplo-CD de “collected works”, ei-lo de novo, pronto a saudar o regresso dos (já não tão) jovens gigantes. (2007)

6 comments:

Ana Cristina Leonardo said...

Alison ainda de tranças?

Anonymous said...

Em 99 creio emprestaram-me uns cd's que traziam isto "Alison Statton & Spike". Não fazia a mínima ideia quem era a menina, mas gostei tanto que, via correio, enviei para os mais remotos locais da Pátria. Espero que o Tozé Brito não leia isto.

João Lisboa said...

We must warn you this is not a TZB-free zone!

Ana Cristina Leonardo said...

Já avisaste. Mas que raio é um TZB?

Anonymous said...

LOL! Não será ToZé Brito?

Ana Cristina Leonardo said...

e eu a queimar os neurónios, que já andam tão gastos...