30 March 2023

Alguém poderia explicar-me 

8 comments:

Ana Cristina Leonardo said...

se calhar é uma rampa que desliza...

João Lisboa said...

Whaaaaat?...

Anonymous said...

A guerra na Ucrânia é um bom exemplo de sofrimento espiritual.Para nós que não a vivemos directamente e que estamos "longe". É uma dor "existencial", de ordem mais "social". Sofrimento físico constituiria o sofrimento de quem estivesse no cenário de guerra e fosse atingido por um estilhaço, por exemplo. O sofrimento mental é mais interno e "familiar" à pessoa que sofre. A morte de um familiar ou amigo, a separação, a chantagem...

João Lisboa said...

No trio "sofrimento físico, psicológico e espiritual", aceitar a inclusão do "psicológico" já é um acto de boa vontade. O sofrimento é sempre e apenas físico. O "espiritual", esse, é absolutamente abstruso.

Anonymous said...

Para entender melhor o ponto de vista subjacente "a aceitar a inclusão do "psicológico" já é um acto de boa vontade.", indique, se souber e achar por bem, fonte que justifique tal asserção.
Parece-me a desvalorização de um domínio que considero o mais importante da Realidade, um atentado à Racionalidade e à Ciência.

Paulo Mariano said...

A propósito de sofrimento psicológico..
https://www.wsj.com/articles/algorithms-ai-humanity-psychology-ebf1364c?mod=e2fb&fbclid=IwAR2THuJfbr-P2RgsWXMGmIYuxGgVhI2D4bH6LwsS243WSA3R8CXi6gjhpqE

João Lisboa said...

"Parece-me a desvalorização de um domínio..."

O sofrimento "psicológico" é apenas uma das modalidades do sofrimento físico. A "psique" é uma fantasia anti-científica. As causas para o sofrimento podem ser muitas mas ele é sempre, sempre físico.

João Lisboa said...

"A propósito de sofrimento psicológico"

Está bloqueado.