02 October 2022

O FIM DE UMA ERA?

Em 1993, acabava David Bowie de publicar Black Tie White Noise, perguntei-lhe se tinha definitivamente desistido de criar novas personagens e heterónimos – Ziggy Stardust, Alladin Sane, The Thin White Duke... – e se decidira definitivamente a ser apenas David Bowie, músico, compositor e cantor. Gentilmente, respondeu-me: “Quando comecei, como não tinha coragem para subir ao palco com as minhas canções e não havia quem o fizesse por mim, tive de conceber essas personagens para não passar pela humilhação de ser eu próprio. Mas posso dizer que esse processo terminou por volta de 76. Foi nessa altura que, pela última vez, uma delas subiu ao palco. Depois disso, tem sido apenas uma questão de escolha de fatos diferentes”. Três anos mais tarde, por ocasião do lançamento de Outside – assente no ficcional "Diário de Nathan Adler", detective da brigada de Art-Crime, no qual, após descrever minuciosamente o assassinato e desfiguramento sanguinário da adolescente "Baby Grace Blue", se interrogava: “It was definitely murder, but was it art?” – voltei à carga e insinuei se Adler não teria sido uma recaída. Nada disso: “Em palco, continuo a encarnar a minha própria personagem, David Bowie, não exibo as outras. Fazem apenas parte do conteúdo das canções”. (segue para aqui)

Moonage Daydream - real. Brett Morgen)

No comments: