03 August 2022

PIROTECNIA BARROCA 

Haverá, certamente, de chegar um dia em que, ao escrever-se sobre a publicação de um disco, de um livro ou a estreia de um filme, não seja inevitável incluir as palavras “pandemia”, “confinamento”, “coronavirus” (e todos os sinónimos ou variações afins), enquanto marcadores de um “antes”, um “depois”, e daquele “durante” em que tudo o que deveria ter acontecido ficou suspenso. Ou foi realizado de modo muito diferente do que tinha sido planeado. Não será, porém, ainda o caso de Endless Rooms, dos australianos Rolling Blackouts Coastal Fever. Saiba-se, então, que, na manhã da sexta-feira 13 de Março de 2020, quando os três guitarristas – Joe White, Fran Keaney e Tom Russo –, o baixista Joe Russo e o baterista Marcel Tussie se preparavam entusiasmadamente para o concerto nas escadarias da Ópera de Sydney que, no dia seguinte, iriam partilhar com os seus heróis, os Pixies, tiveram conhecimento de que estes o haviam cancelado e abandonado a Austrália. Como em muitos outros países, o primeiro-ministro, Scott Morrison, proibira os ajuntamentos “não essenciais” de mais de 500 pessoas, a ter início na segunda-feira seguinte.

"The Way It Shatters"

Na noite da própria sexta-feira, pesaram prós e contras e acabaram por decidir que, no domingo, poucas horas antes de as restrições entrarem em vigor, dariam um último concerto gratuito no pub The Vic On The Park, em Marrickville. No passado, já lá haviam tocado para uma sala vazia. Desta vez, anunciaram uma lotação máxima de 250 pessoas… que seria, naturalmente, excedida. Como, mais tarde, Fran Keaney confessaria ao “New Musical Express”, “O que, na sexta-feira, nos tinha parecido bem, no domingo já não era exactamente igual. Não que nos sentíssemos irresponsáveis. Sentíamos apenas que não estava a ser uma celebração tipo ‘Uau!... É a véspera do dia em que vamos todos para os abrigos!’, um último ‘hurra!!!’, mas só uma sensação desalentada de ‘e, agora, vamos ter de ir todos para casa...’” (daqui; segue)

4 comments:

nicknamedropping said...

pirotecnia: https://expresso.pt/cultura/2022-08-02-Livro-de-Pedro-Chagas-Freitas-comparado-a-O-Principezinho-e-recomendado-por-Portugal-em-iniciativa-europeia-2e9c9f7d
barroca é a delegação portuguesa.
um valter hugo mãe mais luminoso, mais tangível, mais novel.

João Lisboa said...

Oh my Dog!!!...

nick in the name of dog said...

"There's probably no Dog. Now stop worrying and enjoy your life".

João Lisboa said...

https://www.youtube.com/watch?v=UKPKsylJu5E