22 May 2022

PISAR A LINHA VERMELHA
No final de Janeiro deste ano, Neil Young, com o habitual pelinho na venta, fez questão de informar publicamente o Spotify que, enquanto desse abrigo a The Joe Rogan Experience – o podcast mais popular do mundo, de veia populista e aberto à máfia anti-vacinas –, ele retiraria a totalidade da sua discografia dessa plataforma de "streaming": “Faço-o porque o Spotify dissemina informação falsa acerca das vacinas provocando potencialmente a morte de quem se deixa enganar por essa campanha de manipulação”. Vários outros músicos lhe seguiram o exemplo mas, por diversos motivos, o mais significativo acabaria por ser um "meme" que circulou pelas redes no qual Yoko Ono ameaçava... verter toda a sua música no Spotify caso o podcast de Rogan não fosse removido! Era apenas o último capítulo na longuíssima história de má língua e animosidade contra Yoko que se iniciara a 7 de Novembro de 1966 quando, pela primeira vez, ela se cruzou com John Lennon na Indica Gallery, em Londres, na altura em que preparava Unfinished Paintings, uma exposição de arte conceptual. Na verdade, essa não fora a sua primeira intromissão no terreno sagrado do quarteto de Liverpool: ela já havia contactado anteriormente Paul Mc Cartney a quem pedira um manuscrito de uma canção dos Beatles para ser incluído em Notations, um livro que John Cage iria publicar. (daqui; segue para aqui)

David Byrne & Yo La Tengo - "Who Has Seen The Wind?"

4 comments:

alexandra g. said...

:)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Manuel said...

Não conhecia a música dela. Nada melhor do que o excelente texto para juntar os originais e as versões do disco.
Ficou assim.
https://open.spotify.com/playlist/1zGzrdAB7uiz8GUHteE52A?si=1b90139e440f454d
Manuel Carvalho

Manuel said...

Entretanto fui ouvir ( e comprar que sou dos compro discos) Fly de 1971 e não percebo a razão de o disco não ser falado. Na musica experimental feita na época merece ser referido como qualquer outro que possa ter influenciado o post punk, no wave ou noise.
Já Approximately Infinite Universe de 1973 é um belo disco de rock com um saxofone por vezes xaroposo e uma guitarra enervante que parece o Eric Clapton. Ainda assim, prazer auditivo.
Os dois discos tiveram uma excelente reedição em 2017 pela editora Secretly Canadian
Manuel Carvalho

João Lisboa said...

"Ficou assim"

Muito bom.
"uma guitarra enervante que parece o Eric Clapton"

:-)))))))