25 May 2022

Embora pelas piores razões e, no contexto actual, com indesejáveis consequências, o abandono da mistela bolonhesa pela Rússia pode bem ficar como o único resultado (potencialmente) positivo do desatino putanesco putinesco

4 comments:

Daniel Ferreira said...

Não esquecer que a melhor editora de livros técnicos foi a saudosa Mir soviética. Ainda hoje são muito cobiçados no mercado mundial. Alguns títulos continuam a ser reeditados por outras editoras e existe até um site cujo objectivo é disponibilizar em formato digital o catálogo completo da editora.

Alguma coisa boa teria de haver no meio de um regime tão odioso.

João Lisboa said...

Os alunos dos países de Leste (haverá excepções mas a única que conheci era uma miúda ucraniana que já tinha nascido em Portugal) tornam-se praticamente sempre os melhores da turma. E olham com algum espanto e incredulidade o comportamento e atitudes dos colegas lusos. Para os pais, reprovar/ter notas fracas "é uma grande vergonha".

Daniel Ferreira said...

Constou-me que os alunos chineses e indianos também estão sempre entre os melhores da turma.

O que é extraordinário é que todos eles (ou quase) o conseguem uns meses depois de chegar a um país cuja língua nem sequer conhecem.

João Lisboa said...

Lembro-me do caso de uma miúda ucraniana que chegou a Portugal dias antes de as aulas começarem. Naturalmente, não falava nem uma sílaba de Português. No fim do ano, era a melhor aluna... a Português (e no resto também).