13 April 2021

VINTAGE (DLXIX)

 

 
(sequência daqui) "A terceira é a brutal 'Country Feedback', às vezes interpretada como o diário de uma banda em digressão, mas que se parece muitíssimo com outros cansaços e colapsos, uma canção desesperada e lânguida, nas emoções como no feedback, e com uma lista de tentativas de salvar as coisas que ó notória pela sua incapacidade de salvar as coisas: "We've been through fake-a-breakdown, self-hurt, plastics, collections, self-help, self-pain. EST, psychics, fuck all, I was central, I had control, I lost my head, I need this, I need this, a paperweight, junk garage, a winter rain, a honey pot, crazy, all the lovers have been tagged, a hotline, a wanted ad, it's crazy what you could've had". (Pedro Mexia na Revista do "Expresso", 01/04/2021)
 


Edit (14/04/2021) - ... e ainda (sugerido nesta caixa de comentários)...


R. E. M. & Neil Young

4 comments:

t. said...

Com o Neil Young, a melhor das versões: https://www.youtube.com/watch?v=H47es-RsJKw

Nuno Gonçalves said...

É uma grande canção falhada ou inacabada, para não ser tão drástico. A primeira metade é espantosa; a segunda metade -- a partir dos 2’15 (e a canção dura mais de 4 minutos) – é paupérrima. O Michael Stipe limita-se a arrastar a canção, repetindo monotonamente até ao final “Crazy what you could've had, I need this” (literalmente mais nada), com um fundo sonoro monótono na proporção, nível David Gilmour. A sensação que fica é que a segunda parte foi … para encher chouriço (vegano, neste caso :-D ).

João Lisboa said...

É verdade que o Michael Stipe não é o Van Morrison. Mas essa abordagem de repetição prolongada, obsessiva, de um motivo da canção é muito morrisoniana.

Nuno Gonçalves said...

"É verdade que o Michael Stipe não é o Van Morrison. Mas essa abordagem de repetição prolongada, obsessiva, de um motivo da canção é muito morrisoniana."

Nunca tinha reparado. Para minha infelicidade, não conheço o suficiente da obra morrisoniana. Só conheço 3 albuns e uma colectânea É mais um motivo para ouvi-lo mais. Começando esta semana :-)
Embora não seja o Van Morrison (longe disso, obviamente), acho o M. Stipe um óptimo cantor, e gosto muito da sua voz nasalada. Acho que ele é assombroso no álbum Fables e no Star me kitten, por exemplo. A Pop não é sua ciência matemática e não faltarão exemplos em que essa repetição origina grandes momentos (até por cantores muito inferiores ao Stipe). Mas no country feedback é desinspiradíssima...