01 March 2021

CAVALGADA CEGA
 

Dá muito jeito quando, no "press-release" de um álbum, se declara, preto no branco: “Inspirado por Van Dyke Parks (Song Cycle), Scott Walker (3 e 4), Moondog (Elpmas), White Noise (An Electric Storm) e Beach Boys (Smile)”. O que, aos especialmente catalogadores e arquivistas, poupa logo o esforço de procurar as coordenadas daquilo que irão, a seguir, ouvir. Excepto nos casos em que isso – a menos que se trate de maliciosa manobra de diversão – apenas poderá fazer algum sentido para quem o concebeu mas pouco ou nenhum em relação ao par de tímpanos que o irá escutar. 
 

 
Excerpts from Chapter 3: The Mind Runs a Net of Rabbit Paths, terceiro álbum dos holandeses Rats On Rafts, apesar do que anuncia, com os 3º e 4º volumes de Scott Walker não revela o menor parentesco, e de Moondog e dos Beach Boys, nem um rasto de pegadas. Quanto a Van Dyke Parks e aos vetustos pioneiros da electrónica, White Noise, se, de um, com boa vontade, poderá reconhecer-se o conceito de "song cycle", dos outros, só resta supôr que alguma informalidade e experimentalismo "noise" ter-se-ão derramado para aqui. Nada de grave. (daqui; segue para aqui)

6 comments:

t said...

O link 'daqui' parece-me equivocado

João Lisboa said...

É da secção de críticas do Expresso, só aberta a assinantes.

t. said...

É o meu caso. Mas a página que é aberta é a que inclui a crítica ao(s) Cabane que me pareceu não ter ligação.

João Lisboa said...

Vou investigar.

Nuno Santos said...

Muito bom ! (que eu me lembre, a última contribuição valiosa da Holanda -- acho que agora definitiva e oficialmente Países Baixos -- para a Pop tinha sido o inesquecível Little Green Bag...)

João Lisboa said...

https://www.youtube.com/results?search_query=bettie+serveert+lamprey+full+album+

https://lishbuna.blogspot.com/search/label/The%20Homesick