18 March 2020

Já não ponho as mãos no fogo por matemático nenhum (o que me custa mais do que tudo); mas, quando o J. Buescu escreve que "[Em Itália] É a primeira vez desde o início do surto na Europa que se registam 2 dias consecutivos (ou 3, se incluirmos o dia 15, em que o factor de crescimento foi de 1,02) de quase estacionaridade do factor de crescimento", será um disparate recordar que, em Portugal, de sexta para sábado, o aumento de novos infectados foi de 51%; de sábado para domingo, 45%; de domingo para 2ª, 35%, e de 2ª para 3ª, 35%? (se calhar é mesmo um disparate)

4 comments:

Daniel Ferreira said...

1. Não pôr as mãos no fogo por um cientista é o primeiro passo para perceber a diferença entre «ciência» e «divulgação científica». Amenizar esta diferença tem consequências profundas na percepção que as pessoas têm dos factos e na forma como os analisam.

2. O Jorge Buescu cometeu dois erros que não seriam admitidos a um aluno universitário de ciências ou engenharias: 1) analisou resultados sem estudar com a devida profundidade as causas subjacentes; 2) utilizou modelos matemáticos sem entender devidamente os pressupostos e limitações dos mesmos. O terceiro erro foi ter tido a arrogância de mandar bitaites num assunto que leva anos a aprender. É obra!

João Lisboa said...

A minha incompetência matemática de infra-amiba impede-me de emitir opinião. Ainda bem que tive o cuidadinho de colocar os posts com os textos do Buescu sob o label "food for thought". :-)))

Daniel Ferreira said...

«A minha incompetência matemática de infra-amiba»

Com a bibliografia certa e a graça de Deus, tudo se resolve :-)

Táxi Pluvioso said...

A religião moderna pode estar errada? Isso não é possível. Pois a minha fé na ciência continua inabalável, um cientista diz, é cânone de Papa.