25 March 2020


7 comments:

Music lover said...

Esta coisa dos números tem me dado que pensar. Li algures que o número de mortes em Portugal em 2019 devido à gripe sazonal foi de de cerca de 3600 pessoas. Sabemos que todos os dias morrem pessoas nos hospitais portugueses, de causas naturais, doenças prolongadas, acidentes, etc. Tenho acompanhado a evolução diária dos casos e fico muito confuso quando oiço dizer que os serviços hospitalares estão a rebentar (é verdade que o SNS está a estoirar há muito tempo, por várias razões) tendo em conta o número de infectados hospitalizados, uma minoria, e os doentes nos cuidados intensivos, um número ainda mais reduzido. E tudo isto distribuído por todos os hospitais do país.
Agora, este link que o João Lisboa mostrou.
Será que estamos mesmo a viver uma histeria colectiva?
Também não posso ser presunçoso ao ponto de pensar que a comunidade científica mundial, que os economistas e capitalistas (estes é que não estão mesmo nada satisfeitos com a situação) e os políticos estão todos passados.
Mas, e se os Three Stooges tiverem razão? O Trump quer a América a funcionar na Páscoa, o brasileiro diz que isto são uns espirros e catarro. O Boris queria aplicar aquela máxima, ou vai ou racha.
Estou mesmo muito baralhado com tudo isto.

João Lisboa said...

É tudo menos claro. Aquando da crise do H1N1,

https://lishbuna.blogspot.com/search/label/H1N1

era tudo mais ou menos óbvio praticamente desde o início.

A intenção destes links não é dizer que o corona não passa de uma "gripezinha" mas sim chamar a atenção que a gripe também nunca foi uma "gripezinha". E tem vacinas e tratamentos!

João Lisboa said...

"Li algures que o número de mortes em Portugal em 2019 devido à gripe sazonal foi de de cerca de 3600 pessoas"

Deve querer dizer na "saison" 2018/2019. É verdade, a média do nº de mortes, em Portugal, por gripe sazonal, anda à volta desses valores. Todos os anos.

Táxi Pluvioso said...

Mas o grande problema é, se Costa deixa morrer muitos, quando a banda passar aparecerá logo Chicão acusando que o governo é incompetente, que não fez nada, e tudo o habitual (que já Cristas dizia por causa dos incêndios, nem é preciso inovar).

A propósito, onde anda Chicão? Tinha apostado tudo nele, e desapareceu.

Music lover said...

E a histeria das bolsas é o que sabemos.
Vamos continuar a desinfectar a mente com música. A última encomenda que recebi da Amazon trouxe-me o One World do John Martyn, muito bem acompanhado. Um excelente anti-viral!

João Lisboa said...

Desinfectou a embalagem?... :-)

Anonymous said...

Então isto é uma gripesita, como diz o brasileiro?