27 October 2014

"Há alguém particularmente incompetente, parecido com o Crato? Não há. Houve ministros bastante maus, mas eram relativamente cultos, tinham feito a Universidade de Coimbra, tinham tarimba nas Humanidades. Crato não fez. Saber o grego, o latim, a história clássica, é muito bom para um político, dá-lhe um peso e uma gravitas que os ministros não têm, por isso chegam ao poder e não sabem o que hão-de fazer. As Humanidades em Portugal estão pelas ruas da amargura. Nuno Crato tem algumas semelhanças com o alto funcionário do Ministério da Educação, Sousa Neto, uma figura que aparece em 'Os Maias', de Eça de Queirós. Só diz disparates"

"Passos Coelho é desinteressante. Mais uma vez falta-lhe cultura humanística. Para não falar no Sócrates, que nem licenciado é, pretende ser engenheiro. José Sócrates é uma espécie de Dâmaso Salcede, cuja única preocupação na vida é ser 'chic a valer', imitando tudo o que se faz em Paris. Passos Coelho, um fruto das juventudes partidárias, é um produto inexistente no século XIX"

"Enquanto eu não tiver um deputado que vá chatear todos os dias, porque tenho uma enorme capacidade de maçar as pessoas, voto em branco. Eu sei que é ridículo votar em branco, mas não tenho outra maneira de protestar" * (MFM)


* ter, até tem...

6 comments:

soso said...

É o chamado de bestial a besta.

João Lisboa said...

Exclusivamente por responsabilidade própria: http://www.publico.pt/portugal/noticia/o-ministro-no-seu-labirinto-1673984

soso said...

O Provas de Contacto tem um carinho especial por soundbytes.

João Lisboa said...

É por causa do sound.

Nuno Gonçalves said...

É engraçado mas desde o 25 de Abril até hoje houve dezenas de ministros da educação, mas só 2 "fizeram" a Universidade de Coimbra: o jurista Eduardo Correia, que foi ministro em 1974 durante 3 meses (!) e o químico Vítor Crespo, que foi ministro entre 1980 e 1982.
Ou seja, em 40 anos, a pasta só foi ocupada 3 anos por "humanistas" oriundos da Lusa Atenas!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_ministros_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_de_Portugal

PS: não sei se a MFM se referia ao Veiga Simão (por acaso, um físico), mas, caramba, é uma realidade tão distante.

João Lisboa said...

Pareceu-me que a "Universidade de Coimbra" mão seria literal. E não sei se estava a referir-se só a M. da Educação.