21 December 2012

OITO (+ QUATRO) ACHAS PARA A FOGUEIRA (II)



John Cale - Music For A New Society 

Doze anos depois de ter gravado Music For A New Society, John Cale confessaria que “não era preciso ter sofrido tanto para gravar um disco, não era preciso partir as pernas para voltar a aprender a andar. Não me agrada a ideia de encarar a música de uma forma descontraída mas ter de chegar a tais extremos foi realmente excessivo”. Mais um exercício de desmantelamento sonoro e existencial do que uma convencional colecção de composições, era uma falhada exorcização de demónios que sugava do interior de cada peça o último sopro de vida que lhe restasse, encenada por entre destroços, silhuetas desfiguradas, estilhaços de melodia para um teatro da crueldade, súplicas exangues (“Keep me alive...”) e a “Ode À Alegria”, de Beethoven, apunhalada e convertida em mortalha fúnebre (“Damn life, damn life, what’s it worth?”).

2 comments:

Rui Gonçalves said...

Se me pedissem para escolher só um, talvez fosse este...

João Lisboa said...

Se me pedissem para escolher só um, acho que insultava quem mo pedisse. Se já com 8, com 10 ou com 100 é praticamente impossível...