30 August 2012

O QUE É PARTICULARMENTE TERRÍVEL NAS OBJECÇÕES À PROPOSTA DOS CURSOS DE ENSINO PROFISSIONAL É O SEU EMPEDERNIDO REACCIONARISMO: DÊ-SE AS VOLTAS ARGUMENTATIVAS QUE SE DER, SEGUNDO ELAS, SER MÉDICO, ENGENHEIRO OU ADVOGADO É SEMPRE SUPERIOR E MELHOR ("UNS MANDAM, OUTROS TRABALHAM") DO QUE SER ELECTRICISTA, CARPINTEIRO OU CANALIZADOR, OU SEJA, "APENAS MÃO-DE-OBRA"... MESMO QUE "OS QUE (SUPOSTAMENTE) MANDAM", COM LICENCIATURAS, MESTRADOS E DOUTORAMENTOS, PATINEM ANOS NO DESEMPREGO E ACABEM A GANHAR 500 € A RECIBOS VERDES E "OS QUE TRABALHAM" COBREM 280 € POR MEIA HORA DE TRABALHO A DESENTUPIR UM CANO - VÁ LÁ, PELO MENOS HOUVE ALGUM PROGRESSO: PERTENCER À BURGUESIA JÁ NÃO É UM "ESTIGMA DE CLASSE" E O PROLETARIADO JÁ NÃO É "A CLASSE DE VANGUARDA" QUE NOS HÁ-DE, À FORÇA, LIBERTAR DA EXPLORAÇÃO

6 comments:

Anonymous said...

Se na tua cartografia mental deixares de estar centrado no ângulo ideológico do marxismo-sem -leninismo com que aprecias a realidade, ficas menos prisioneiro dessa tua argumentação. Concretizando : dá um pontapé na inveja e passarás a sentir que no fundo a realidade é melhor vivida no intercâmbio das classes e não na sua confrontação.
A lavagem tem que ser interna.A porcaria também existe dentro de nós.

P.

Anonymous said...

"(...)SER MÉDICO, ENGENHEIRO OU ADVOGADO É SEMPRE SUPERIOR E MELHOR ("UNS MANDAM, OUTROS TRABALHAM") DO QUE SER ELECTRICISTA, CARPINTEIRO OU CANALIZADOR, OU SEJA, "APENAS MÃO-DE-OBRA"..."

Como estás enganado !

Hoje a divisão não é essa, mas sim o de trabalhar no ESTADO e fora dele. Ter o pilim certinho no final do mês ou andar a esgravatar para não haver problemas de tesouraria na empresa.

Então se fores a um País mais evoluído constatarás que a função é mais importante que o grau académico.

P.

João Lisboa said...

"Se na tua cartografia mental ... ..."

Agora em português, sff.

"Hoje a divisão não é essa, mas sim o de trabalhar no ESTADO e fora dele"

Essa é OUTRA divisão. Mas, dentro e fora do Estado, há médicos e jardineiros, advogados e electricistas, etc. Regressamos ao ponto de partida.

"se fores a um País mais evoluído constatarás que a função é mais importante que o grau académico"

Como deveria ser. Independentemente do que queira dizer "país mais evoluído".

João Lisboa said...

Só um detalhe: "(...)SER MÉDICO, ENGENHEIRO OU ADVOGADO É SEMPRE SUPERIOR E MELHOR ("UNS MANDAM, OUTROS TRABALHAM") DO QUE SER ELECTRICISTA, CARPINTEIRO OU CANALIZADOR, OU SEJA, "APENAS MÃO-DE-OBRA"..." NÃO É a minha opinião mas sim o que, lá bem no fundo, comanda a argumentação contra o projecto do MEC.

Anonymous said...

Ter o pilim certinho no final do mês ou andar a esgravatar para não haver problemas de tesouraria na empresa.
P.

João Lisboa said...

Essa parte já entendi (e também já foi bastante mais verdade do que é agora). E o resto?