23 May 2012

O PENSAMENTO FILOSÓFICO PORTUGUÊS (XCV)

Pedro Arroja

(cortesia de mr. apostate)

Duas (postagens) seguidas pode ser um exagero mas há coisas boas demais para terem de ficar à espera

"O que é que visa o assédio, o que é que se pretende conseguir com este comportamento que é na origem feminino e dirigido a um homem, embora nas sociedades femininas seja indiscriminadamente praticado, nas mais variadas formas,  por mulheres e homens e sobre homens e mulheres?

O que é que uma mulher visa assediando um homem?

Desconcentrá-lo.

Desconcentrá-lo de tudo o que seja espiritual ou do intelecto, para o trazer à terra, para o virar para aquilo que é real e concreto - ela, em primeiro lugar. Uma mulher não abdica de ser o centro das atenções, e este é um dos mais distintivos comportamentos femininos. Ela disputa este lugar a Deus.

Tudo começou no Jardim do Eden. Adão estava lá concentrado, olhos postos no céu, a meditar em Deus. Eva passou uma vez e, à primeira, ele nem reparou nela. Ela passou a segunda vez. Desta vez, ele baixou o olhar, mas rapidamente o voltou de novo para o céu, como que envergonhado, e o espírito para Deus. Ela passou mais uma vez e ainda outra.

Não demorou muito tempo até que ele estivesse na posição do missionário *, de costas  voltadas ao céu e a Deus". (aqui)

*  não considerando a hipótese Lilith, claro.

2 comments:

RL said...

E pronto, lá estão os efeitos secundários: menos uma posição para a lista dos leitores do Provas de Contacto, evitando assim o risco de gargalhada 'in actu' por lembrança deste texto.
:-D

João Lisboa said...

Há que ser forte.