25 October 2011

FOOD FOR THOUGHT (VI)



"Na Eslováquia, a responsabilidade política passa directamente pelos bolsos dos políticos. Para começo de conversa, o salário dos deputados tem uma relação com o salário médio nacional. O texto que linko abaixo não a refere, mas uma pesquisa rápida diz-me que o salário de um deputado era três vezes superior ao salário médio. Era esta a relação considerada justa e necessária. Depois, com défices acima dos 7%, o parlamento voltou a olhar para a relação salarial, e optou por lhe acrescentar um pozinho: se o défice está acima dos 3%, os seus responsáveis (i.e., os altos funcionários do Estado, incluindo ministros e deputados) têm um corte salarial proporcional. Se o défice melhorar, retomam o salário anterior. Os incentivos para o cumprimentos de umas finanças públicas saudáveis não podiam ser maiores..." (daqui)

+ "É entristecedor ver como os recuos e as recusas se dão ao ritmo das notícias de jornais. A política está a reboque das notícias. Os ministros abdicam de subsídios não por imperativo moral mas porque foram 'apanhados'. É ridículo. Mas é esta a têmpera".

(2011)

2 comments:

pcristov said...

"(...) Mas voltemos ao sistema político. É preciso desmantelá-lo. Criou-se uma rede ao longo de décadas de políticos que vivem mais do Estado que para ele. A cada eleição há um corrupio larvar de favores e de cobranças. (...)"

china - portugal, descubra as diferenças. por instantes fiquei baralhado.

ai portugal, portugal...

João Lisboa said...

"china - portugal, descubra as diferenças"

Uma questão de escala. O que, para o bem e para o mal, não é irrelevante.