14 October 2010

CANAL HISTÓRIA


Hitler's Hit Parade - real. Oliver Axer e Susanne Benze

Como uma voz oriunda de um planeta longínquo e perdido – Londres, 1967 –, Mick Jagger imagina os contornos do futuro próximo onde as máquinas se encarregarão de praticamente todo o esforço laboral e os indivíduos, finalmente livres, fraternos e criativos, não terão de trabalhar mais de quatro horas por dia. Vanessa Redgrave canta em louvor de Fidel Castro, Julie Christie reivindica sol, amor e um gato e, em diversos matizes, David Hockney, Eric Burdon, os Pink Floyd ou Michael Caine, outros "aliens"de um universo distante, traçam o perfil da "swinging London" em Tonite Let’s All Make Love In London, de Peter Whitehead.


Uma Noite em 67 - real. Renato Terra e Ricardo Calil

É um dos exemplos de uma certa atmosfera-canal História que atravessa a programação da secção Heartbeat, do DocLisboa deste ano. Exactamente da mesma época é Uma Noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil, instante de ruptura na música brasileira quando, durante o III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, Caetano, Gilberto Gil e Os Mutantes se defrontaram com a ortodoxia da bossa-nova. Poucos anos depois, em fuga às "tax laws" britânicas, os Rolling Stones refugiar-se-iam no Sul de França para gravar Exile On Main Street, tema de Stones In Exile, de Stephen Kijak.


NY Export Opus Jazz - real. Henry Joost e Jody Lee Lipes

Outras investidas pelo passado encontram-se em What’s Happening: The Beatles In The USA, dos irmãos Maysles, testemunho da beatlemania norte-americana em 1964, Frank Zappa - A Pioneer Of The Future Of Music, de Frank Scheffer, Breath Made Visible (Ruedi Gerber) e NY Export Opus Jazz (Henry Joost e Jody Lee Lipes), em torno dos pioneiros da dança americana, Anna Halprin e Jerome Robbins, e, sobretudo, o magnífico exercício de montagem, Hitler’s Hit Parade (Oliver Axer e Susanne Benze), negríssimo jogo de ironia sobre a iconografia audiovisual do nazismo. Mais centrados no presente, destacam-se B-Side (Eva Vila), mosaico de Barcelona e dos seus músicos, Crossing The Bridge: The Sound Of Istambul (Fatih Akim), travelogue musical de Alexander Hacke, dos Einsturzende Neubauten, pela capital turca, Benda Bilili! (Renaud Barret e Florent de la Tullaye), com músicos de rua de Kinshasa para onde viajam também Jörg Jeshel e Brigitte Kramer em Passion Last Stop Kinshasa, e Retour à Gorée (Pierre-Yves Borgeaud), "road movie" pelos trilhos da escravatura com Youssou N’Dour.

DocLisboa 2010

(2010)

No comments: