13 December 2009

BEM-VINDOS, ENTÃO, ÀS "NOVAS OPORTUNIDADES" EM TODA A SUA GLORIOSA E ATERRADORA NULIDADE!
parte II (fonte)



REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS-CHAVE PARA A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS (NÍVEL SECUNDÁRIO):

Propondo uma "postura holística face à aprendizagem [que] permite transitar livremente por enfoques onde a complexidade e a diversidade de soluções são contempladas", "esbate e desconstroi a polarização entre contextos de aprendizagens formais e informais".

Naturalmente, "tal abordagem evidencia o carácter dinâmico e complexo de competência, valorizando os atributos do sujeito mas articulando-os com o contexto específico onde este se situa". Daí que se deva sublinhar que "a competência não é dissociável das condições sociais em que se produz, apoiando-se em saberes que são socialmente construídos. Esta abordagem assenta, assim, numa ideia de competência como construção social, assumindo uma visão de processo e não de estado, o que torna difícil que ela seja formalizada e avaliada com instrumentos orientados para a avaliação/identificação de estados".

É, então, inevitável afirmar-se que "o Referencial de Competências-Chave deve ajustar-se ao adulto com o seu capital de adquiridos, as suas necessidades, motivações e expectativas próprias. As competências não existem por si próprias; o que existem são pessoas possuidoras de competências, o que significa que estas não podem ser reconhecidas e avaliadas independentemente dos indivíduos que delas são portadores e da sua participação activa e voluntária nesse processo".


Concretizando:

- na disciplina de "Tecnologias de Informação e Comunicação (B1)", são apresentadas como "sugestões de actividades": "realizar/simular alteração do código secreto/levantamentos de dinheiro numa máquina Multibanco", "realizar uma chamada e ouvir/ler uma mensagem através de um telemóvel", "verificar os procedimentos de segurança no uso da máquina de lavar, televisão, sonda, sistema de rega", "ouvir música a partir de um CD", "jogar um dos jogos presentes no sistema operativo";

- na disciplina de "Matemática para a Vida (B2)", as "sugestões de actividades" podem ser: "utilizar a moeda única europeia e outra moeda familiar em actividades do dia a dia, ou em simulação, nomeadamente, em aquisições directas, em operações de multibanco e em actividades que requeiram a escrita de informação numérica", "ler e interpretar horários de serviços, de meios de transporte, escolares, etc.", "em contexto de vida (do formando) resolver problemas de contagem, utilizando, entre outros, o princípio da multiplicação que é o princípio fundamental das contagens";

- na disciplina de "Língua e Comunicação (B2)" aparecem como "sugestões de actividades": "descrição de uma pessoa, imagem ou objecto", "descrição de paisagens, situações e personagens", "participação em discussões", "preenchimento de texto lacunar relativo a um texto lido", "selecção de imagens e músicas que melhor se identifiquem com a mensagem de um texto, com justificação", "planificação e descrição de uma viagem e das actividades a realizar", "relatos de experiência", "auto-retrato a partir de colagens e, eventualmente, com selecção de sons/músicas", "associação de trechos musicais a estados de espírito, a imagens e a palavras", "recriação de cenas de mímica a partir de textos, imagens, situações vividas ou imaginadas, por forma a que outros as interpretem", "elaboração de cartazes alusivos ao Tema de Vida ou outros seleccionados".


Sim, isto é para ser realizado com humanos adultos. Sim, é por este meio que serão atribuídos diplomas de 9º e 12º anos.

(2009)

8 comments:

Anonymous said...

Algo me diz que o Professor Mamadu tem a auto-estima em alta.

João Lisboa said...

:)

Anonymous said...

Ai, ai... outro tema polémico. Neste caso dou uma no cravo e outra na ferradura:

Conheço uma pessoa que frequenta o tal curso de TIC, e fazem muito mais que aquilo que aqui é citado, nomeadamente criar um blogue. A questão é que no país real ainda há muita gente para quem um computador é um bicho estranho, para quem levantar dinheiro num multibanco é um bicho de sete cabeças, que não é capaz de articular um raciocínio (basta ver as entrevistas de rua nas televisões). Pelo que me tenho vindo a aperceber, através de um caso que conheço, o programa tem, de facto, a sua utilidade, pelo menos para alguns, isto é, aprendem algumas coisas úteis (que a nós nos podem parecer ridículas) e podem despertar o gosto pelo conhecimento, embora certamente por lá ande muito gosma em busca apenas do diploma.

Mas concordo consigo na questão das equivalências. Isso é que não faz sentido nenhum; é menorizar o esforço de quem trabalhou e que, sem dúvida, tem mais competências do que quem sai destes cursos.

João Lisboa said...

"Mas concordo consigo na questão das equivalências. Isso é que não faz sentido nenhum; é menorizar o esforço de quem trabalhou e que, sem dúvida, tem mais competências do que quem sai destes cursos"

Mas a questão é, essencialmente, essa: antigamente, chamava-se a isto cursos "de alfabetização" ou coisa semelhante. Serviam para o que serviam mas nunca passou pela cabeça de ninguém que isso pudesse ter como consequência a certificação do 9º ou 12º anos. Claro, que, assim, se passa facilmente - nas estatísticas para exibição interna e externa - de um país de iletrados para outro com mais um milhão de pré-universitários.

João Lisboa said...

Ah... e, depois, a desonestidade verdadeiramente repugnante da coisa está na ejaculação "teórica" que a justifica e fundamenta.

Anonymous said...

Boa tarde, João! Concordo inteiramente consigo, contudo há uma pequena incorrecção. O referencial de Linguagem e Comunicação que o João cita, não visa atribuir equivalência ao 9º ou 12º anos, mas antes ao 6º ano.

João Lisboa said...

Não fui, agora, verificar mas admito que tenha razão. Porque, na página da abertura,

http://www.esas.pt/novasoportunidades/#9

no slide show que passa, os 4º e 6º anos estão em corpo tão minúsculo, em comparação com o 9º e 12º, que só agora reparei que também lá estavam.

Anonymous said...

[p]thomas sabo uk commonly will not be limited to not too long ago your soulmate, you may as well go for best suited presents together with the thomas sabo attraction club for nearly anybody, including your family and friends . Truly it's worth your hard earned money individuals include purchasing the [url=http://www.gioielleriaonlinesale.com]outlet gioielli online[/url] anklet bracelets servings . Pandora Jewellery provides traditional as well as classic drops as well as necklaces which will final with regard to decades . pandora bracelets are a favorite of many including [url=http://www.pandorajewelrysales.co.uk]pandora sale[/url] myself? . The bracelet has been achieved [url=http://www.gioielleriaonlinesale.com/tresor-paris-orecchini.html]Tresor Paris Orecchini[/url] the buckle system of patent, the wearer can adjust by themselves . 隆卤 A perfect design for a charm addict, a compulsive shopper or those seeking a little self indulgence . The dragon [url=http://www.gioielleriaonlinesale.com/tresor-paris-packaging.html]Tresor Paris Packaging[/url] epitomises this . Match The Product

Another way of identifying genuine Pandora items is matching the product description on the seller隆炉s listing with that shown on the Pandora website.[/p][p]The wine starts [url=http://www.pandorajewelrysales.co.uk/tiffany-browse-key-rings.html]tiffany browse key rings[/url] to take effect and a warm glow starts to fill your body . It's very good lighting effects from different angles, thickness and color of light refraction, can show a three-dimensional visual effects; giving a quiet, peaceful inner feelings; appreciate glass "breathe" from revealing the natural beauty . There are only few [url=http://www.gioielleriaonlinesale.com]gioielleria oro online[/url] retailers who are authorized to deal with authentic Pandora Jewelry . Spacers are typically smaller in size and help to properly space out the larger charms on the bracelet . Retailers, shop-in-shop "and telemarketers in lots of nations around the world inside The european union, Parts of asia as well as the Americas, the particular fast go up . A a necklace can be a brand new Thomas Sabo charm bracelet that is worn around the neck of t the desired value . Delivery Information

After the Christmas rush delivery has gone back to normal with your order usually arriving in 3-5 working days for UK orders . Keep away from these chemical based goods and also you will likely be accomplishing your appearance a massive favor.[/p]