15 June 2009

"RICH KIDS WANNA HAVE FUN"



Os Golpes - Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco

Muito e mui justamente foi escrito acerca da recuperação da melhor época do pop-rock português (e em português) pela dupla de editoras teologicamente irmãs/desavindas FlorCaveira/Amor Fúria. Nem tudo – coloquemos os devidos pontos nos exactos "i" – estaria à altura do verdadeiramente óptimo IV, de Tiago Guillul, mas o ímpeto global do empreendimento estético apontava na direcção certa e, mesmo os mais filosoficamente agnósticos/ateus de entre nós, se renderam à singularidade planetariamente anómala de a reanimação da pop nacional se ver entregue a uma dupla brigada de militantes baptistas/católicos.



Agora, se não se incomodam, um ponto de ordem: o álbum de Os Golpes é bom mas – e isso importa e está na cara – totalmente derivativo do nacionalismo dos Heróis do Mar e pós-punk coevo. Mas, mais decisivo, et pour cause, muito melhor do que eu poderia dizê-lo, afirma-o Tiago Guillul no seu blog, "Voz do Deserto": "Sexta-feira passada, o concerto dos Golpes no Santiago Alquimista mostrou que também os "rich kids wanna have fun". Até para alguém politicamente conservador, como eu, era desconfortável o ambiente. Umas centenas de miúdos bem nascidos ansiosos para fazer daquele 1 de Maio o seu 25 de Abril. No que diz respeito à luta de classes, Marx não se enganou. Existe. E eu vi-a, irremediavelmente favorecendo os verdugos do proletariado, em compasso quaternário com estes olhos que a terra há-de comer". Como diria o ateu Lenine, "que fazer?".

(2009)

13 comments:

Anonymous said...

http://www.skylighters.org/photos/pinups/tierneyleop.jpg

Almirante said...

Caro João,

O título do assunto cola-se ao assunto referido. Não acho ofensiva a comparação, acho-a falsa e desinteressante. Entendo a fantasia jornalística à volta da questão social e religiosa e entendo ser preocupante que se escreva mais sobre isso do que sobre as canções e o trabalho desenvolvido. Também há quem afirme que encontrei a minha St. Vincent. Na minha opinião a minha St. Vincent é melhor que a original por isso vou gravar a sua voz.
Abraço,
Almirante.

Unknown said...

Sr. João Lisboa, permita-me dar a minha opinião e discordar de parte da sua análise apresentada neste post. Não considero o álbum d'Os Golpes bom. Conforme descreve chamando à arena os Heróis do Mar, falta-lhe originalidade, o que na minha opinião é um vector fundamental para catalogar qualquer disco de bom.

João Lisboa said...

Contextualizando:

O comentário do Almirante é resposta ao meu comentário na Ribeira das Naus

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=6078816712931846198&postID=3460564187149495975

relativo ao post dele também aí:

http://ribeiradasnaus.blogspot.com/2009/06/mal-entendido.html

"Entendo a fantasia jornalística à volta da questão social e religiosa e entendo ser preocupante que se escreva mais sobre isso do que sobre as canções e o trabalho desenvolvido"

Não sei o que é a "fantasia jornalística" - as generalizações são sempre um disparate - (por isso, não a "entendo" nem deixo de "entender") mas sei que não fantasiei. E também sei que (têm todo o direito de o fazer) o tema "religião" não só não é escondido como bravamente puxado para a frente pelos músicos das Flor/Amor. E não tenho reparado que se escreva menos (eu, de certeza, não) sobre "as canções e o trabalho".

"O título do assunto cola-se ao assunto referido. Não acho ofensiva a comparação, acho-a falsa e desinteressante"

Claro que cola. Mas limitei-me a citar o Tiago. E não me parece "falsa" nem, muito menos, "desinteressante". Pelo contrário: poderia ser até um óptimo tópico de discussão.

"a minha St. Vincent é melhor que a original"

Não conheço. Mas, se for, só pode ser óptima.

Paulo César: "falta-lhe originalidade, o que na minha opinião é um vector fundamental para catalogar qualquer disco de bom"

Há muito bons discos nada originais. Essa obsessão pela "originalidade" é uma ideia excessivamente... "moderna". Claro que convém também não dar demasiada trela à - abundantíssima - seita do copy+paste. E os Golpes, uma vez passada a etapa de excessiva proximidade à coisa heróica, podem facilmente largar a antiga "pele" e descobrir voz mais própria.

Almirante said...

Caro João

No final resume-se tudo a nomes, a classes sociais, a religiões e crenças. Essa é a tal fantasia jornalística e de alguns artistas à volta da música pope. Seria bom que isto tudo caísse e sobrassem apenas as canções e a sua verdade. Está compreendido e aceite.
Abraço,
Almirante.

João Lisboa said...

Não me parece que fosse necessariamente bom que "isto tudo caísse e sobrassem apenas as canções e a sua verdade", O resto, à volta, poderá não ser o mais importante - não é, de certeza - mas não deixa de ser interessante como tema de discussão. Não em modo tablóide/twitteiro mas como o lado "contextualizador" da coisa.

Abraço retribuído.

Calor Humano said...

É a velha luta de classes.

Calor Humano said...

(só para equilibrar as pontuações aqui na caixa de comentários - eu acho o álbum dos Golpes "muito bom +" e "original")

João Lisboa said...

Continuação aqui:

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=6078816712931846198&postID=3460564187149495975

Anonymous said...

Interesting story you got here. I'd like to read something more concerning this topic.
BTW check the design I've made myself Young escort

Anonymous said...

Restaurants in the United States. Search or browse list of restaurants. http://restaurants-us.com/md/Columbia/Zapata%27s%20Restaurant/21044/

Anonymous said...

Just found this forum via google. Glad to connect you. I came here to learn your lingo . thanks all.

Anonymous said...

http://insuranceinstates.com/pennsylvania/Pittsburgh/Spodek%20Insurance/15217/