16 October 2008

ENSINAR? MOI?...
(adenda a este post)



"P. Quando diz que o verbo Ensinar foi banido, está a referir-se ao facto de ele ter sido banido do discurso oficial?

R. Sim, e essencialmente dos programas. Segundo esse discurso, um professor não ensina, deve apenas 'respeitar o discurso que os alunos trazem de casa', estar atento aos seus interesses, deixando-se estimular por eles. Esta nova estratégia pedagógica foi apresentada, como incontornável, numa acção promovida pelo Ministério da Educação (ME), em que estive presente, enquanto formadora, e que incidia sobre os objectivos da nova disciplina de Português, mascarada sob o nome de 'Língua Portuguesa', para de forma aparentemente natural dissociar Literatura e Língua, como se isso fosse possível.

P. Como interpreta isso?

R. Pura e simplesmente como estratégia para obter um êxito rápido e cumprir metas estatísticas. Com efeito, as novas teorias pedagógicas, uma ofensa à nobreza da pedagogia, viciam os alunos no facilitismo, cultivando a preguiça e a ignorância e afastando-os do convívio, consequente, com os textos literários, (no caso do Português), cuja leitura agora se denomina 'recreativa'; por outro, querem fazer ver aos professores que a situação se inverteu e agora são os alunos que 'ensinam' e definem as regras do jogo." (ainda da entrevista à profª Maria do Carmo Vieira repescada daqui pela senhora da pastelaria)

(2008)

5 comments:

Maresia said...

Concordo!!!!!!

Anonymous said...

In some educational circles in the US it's no longer fashionable to refer to "students." Now they're called "learners."

João Lisboa said...

"In some educational circles in the US it's no longer fashionable to refer to "students." Now they're called "learners."

At least, it's still implied that they're supposed to learn... even if only metaphorically speaking, it goes without saying.

Anonymous said...

Novamente: também concordo em absoluto com maria do carmo vieira...
Mas quando vemos professores (ensinadores? técnicos do ensino?)) prestarem-se às patéticas 'cenas' visíveis nos youtubes do post anterior, torna-se difícil não concluir que já foram todos lobotomizados por este ministério de burocratas da provincía e não têm senão o que merecem - mesmo quando miseravelmente fazemos parte do barco, de tripulação, da classe profissional e bem gostaríamos de não pagar pelos outros nem ser confundidos com a floresta... O que é que se pode fazer senão levar as mãos à cabeça e ansiar por outro país, sofisticado, progressista, decente e civilizado?... Como é possível? De onde vem tudo isto? Como começou?

João Lisboa said...

"torna-se difícil não concluir que já foram todos lobotomizados por este ministério de burocratas da provincía e não têm senão o que merecem"

Pior do que isso, muito pior: foram todos LICENCIADOS, RECONHECIDOS, LEGITIMADOS, AUTORIZADOS por este(s) ministério(s) através das suas metásteses alojadas em inúmeras ESEs e outros Piagets.

"Como é possível? De onde vem tudo isto? Como começou?"

Exactamente daí (ver em cima). Não que antes fosse o paraíso. Mas o inferno A SÉRIO começou aí.