02 July 2008

OUTRO PONTO DE VISTA ACERCA DO MESMO


Marshall Berman

"To be modern is to find ourselves in an environment that promises us adventure, power, joy, growth, transformation of ourselves and the world - and, at the same time, that threatens to destroy everything we have, everything we know, everything we are" (Marshall Berman in All That Is Solid Melts Into Air, citado no filme Joy Division, de Grant Gee)



(2008)

3 comments:

Anonymous said...

Gosto destas considerações intempestivas.

Táxi Pluvioso said...

Tens que ouvir melhor a Lizzy Pendergast dos Bluehorses. Ela é fantástica.

Bob Sinclar é um DJ francês e produtor, (produziu coisas dos Daft Punk, creio) que tem lançado músicas estivais. E, aquela que foi adoptada como hino do mundial da Alemanha em 2006.

No Verão, (não sucede em todos), surge uma canção, de um país excluído do mapa musical da indústria discográfica, que é um sucesso estrondoso e se ouve em todo o lado na velha Europa. Ultimamente, os Verões em Portugal, ficaram mais silenciosos, porque a bófia acabou com os gajos do tuning.

Por exemplo, em 2002, as espanholas Ketchup com o seu “Asereje”. Em 2004, o melhor ano da História de Portugal - os gregos ganharam o Euro, os ingleses levaram nos cornos no Algarve, e os romenos dos O-Zone venderam a sua “Dragostea Din Tei” como ginjas.

Não sei explicar este fenómeno. Regra geral, até é uma canção antiga, a dos O-Zone fora lançada dois anos antes e ninguém ligara, que explode como um sucesso de vendas, por toda a Europa, e faz a banda sonora do Verão.

2006, cá dentro, o Verão também foi dos D’ZRT. Venderam 8 ou 9 platinas (tenho de consultar os meus apontamentos e estou com preguiça).

2007, música desse ano? Voltou o Sinclar com “Sound of Freedom”, e talvez a Riahana com “Umbrella” (pelo menos na América vendeu que nem Obamas). Em Portugal, e sintonizado com a idade mental dos portugas, o avô cantigas andava pelo top e era platina.

Este ano estou a ver se há banda sonora do Verão ou vamos ficar pelos banhos.

Anonymous said...

olha, já viste. temos que falar, então. múuuu