12 June 2007



The Triffids - Born Sandy Devotional

Não há como ouvir Born Sandy Devotional: é o exacto tipo de álbum que, ou se habita em regime de agorafobia, ou não vale a pena sequer tentar. Primeiro, esbofeteia-nos ("No foreign pair of dark sunglasses could ever shield you from the light that pierces your eyelids, the screaming of the gulls") e, logo a seguir, lança-nos, irreversivelmente, ao tapete ( "What's the matter now, lover boy, has the cat run off with your tongue? Are you drinking to get maudlin or drinking to get numb?"). E estamos só na primeira canção, em pleno centro do ecrã, com os projectores a cegar-nos e um tufão orquestral a entontecer-nos.



Em 1986, com os Go-Betweens, Nick Cave e os Triffids, a Austrália realinhava a pop com a poesia, o cinema e todos os imensos excessos do mundo. David McComb herdara tudo quanto Scott Walker, Dylan, Cale ou Cohen haviam sublimado até à essência, embebera-o em álcool, heroína e génio e, inventando os Triffids, regurgitava-o sobre os homens pequenos, lá em baixo. Devia ser impossível ir mais longe mas, um ano depois, Calenture ousou-o. Ninguém se terá surpreendido que o coração de McComb só tenha resistido até 1999. A reedição da discografia dos Triffids (com um outro álbum de raridades por volume) assombra outra vez e assusta. (2006)

2 comments:

Anonymous said...

Austarlian Melodrama.
A Austrália aproxima-nos.

filipe belo said...

Grande banda os Triffids! Injustamente esquecidos e ignorados, uma das pérolas mais bem guardadas dos anos 80. Dia 5 de Abril sai uma caixa de raridades (10 cds) que já me está a deixar a salivar...